UFSB, UNEB e Câmara Municipal realizam Audiência Pública sobre Educação e Desenvolvimento Regional

22 de novembro de 2018 às 16:33

Na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (21/11) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a vereadora Erlita Conceição de Freitas reforçou o convite à população para participar as 14h, de segunda-feira do próximo dia 26 de novembro, no Auditório Francistônio Alves Pinto do Poder Legislativo Municipal, de um amplo debate sobre o Desenvolvimento Regional e a Educação Pública numa Audiência Pública com o tema “Educação, Desenvolvimento Regional e seus Desafios” com a presença de várias instituições de ensino e convidados especiais da docência do ensino superior.

Trata-se de uma audiência pública aberta ao público em geral e toda a sessão plenária será transmitida ao vivo pela Rádio Câmara 90,9 FM. O evento contará com palestras do professor doutor Fabrício Luchesi Forgerino, decano do IHAC –  Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia; da professora doutora Joana Angêlica Guimarães da Luz, reitora da UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia; e o professor doutor Ariosvaldo Gomes, diretor geral do Campus X da UNEB – Universidade Estadual da Bahia.

O jornalista e professor doutor Gilson Monteiro, da UFSB, ao conceder uma entrevista na manhã desta quinta-feira (22) ao Programa Câmara em Debate da Rádio Câmara FM, destacou que a ideia da Audiência Pública nasceu dentro da Universidade Federal do Sul da Bahia com a finalidade, sobretudo, de nortear a base prática dos gestores e professores em sala de aula e fora dela para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sua região, do seu município, da sua cidade, do seu bairro, da sua rua ou da sua casa. E que Audiência Pública servirá para agregar forças e produzir resultados analisados à luz do referencial teórico e mostrar que a educação tem proposta cidadã e fomento ao desenvolvimento regional nas dimensões educacional, social, ambiental e cultural.

A vereadora Erlita Freitas, disse que a Audiência Pública que se realizará na tarde do próximo dia 26 de novembro, possui o objetivo geral discutir a contribuição da educação para o desenvolvimento regional através dos planos de ensino. E justifica-se por permitir a troca de experiências entre pesquisadores, professores, gestores municipais de educação quanto a implementação dos Planos Municipais de Educação; proporcionar trocas de experiências entre pesquisadores e estimular a busca de novos referenciais, neste caso das relações entre educação e desenvolvimento regional.

“A Educação Pública é um fator decisivo no desenvolvimento de qualquer cidade, de qualquer região. Debater desenvolvimento regional sem abordar esse setor é inadequado. E falar de educação e desenvolvimento, juntos, é pensar o futuro de forma sustentável, mirando o bem-estar da população no presente e no futuro”, disse a parlamentar petista, Erlita Freitas ao também conceder uma entrevista na manhã desta quinta-feira à Rádio Câmara FM. (Por Athylla Borborema).