Tequinha concede Título de Cidadão Teixeirense à Pires da Cultura

15 de dezembro de 2022 às 12:54

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na noite desta quinta-feira, 8 de dezembro, no auditório da Faculdade Anhanguera/Pitágoras, Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Honorário Teixeirense. Na oportunidade, o vereador Tequinha concedeu o Título de Cidadão Teixeirense ao senhor Dermival Pires Nunes, conhecido como Pires da Cultura.

Pires da Cultura nasceu na cidade de Medeiro Neto – BA, em 23 de maio de 1956. É filho da sra. Maria Nunes Ramos e do sr. Osvaldo Pires do Santos.

Durante a juventude ele se mudou para Vila Velha – ES, ingressou na escola de aprendiz de marinheiro. Em 1974/1975 se formou marinheiro na turma Juliete, e logo após a formatura foi transferido para o Rio de Janeiro, onde se apresentou na diretoria de hidrografia e navegação da Marinha de Guerra do Brasil. Foi transferido em seguida para Salvador e começou a servir no Navio Balizador Faroleiro Santana.

Passados seis anos servindo, Pires da Cultura deu baixa no serviço militar e passou a exercer a profissão de artista plástico. No município de Teixeira de Freitas desenvolveu muitas atividades culturais e trabalhos na área social como a alfabetização de adultos, adolescentes e crianças.

Atuou como diretor de cultura do município, como diretor de núcleo do Instituto Mauá durante a gestão do ex prefeito Vagner Mendonça. E na gestão do ex prefeito Temoteo Brito assumiu a diretoria do Departamento de Cultura, que teve como um dos momentos mais marcantes a vinda do Teatro Bolshoi para uma seletiva, que resultou na seleção de 16 bailarinos (as) de Teixeira de Freitas. quanto à cultura, com o seu trabalho sendo referência de dedicação.

O vereador Tequinha destaca que Pires da Cultura é merecedor desse título, pois, é um cidadão de conduta ilibada, correto em suas ações, com um posicionamento firme.

Foto: Cesar Cruz