Tequinha Brito destaca que reajuste é um reconhecimento ao trabalho da Enfermagem

01 de junho de 2023 às 14:10

O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas Uivanthê Brito Andrade, conhecido popularmente como Tequinha Brito, em sua intervenção na tribuna, na Sessão Ordinária da última terça-feira (30/05), após os agradecimentos de costume, optou por enfocar sua fala na votação para aprovação do Projeto de Lei do Executivo que concede reajuste aos profissionais da Enfermagem no âmbito do Executivo Municipal, e atualiza o vencimento básico da tabela salarial do quadro de servidores, considerando o piso profissional nacional fixado pela Lei Federal Nº 14.434, de 04 de agosto de 2022.

Tequinha defendeu a aprovação do Projeto por acreditar que é necessário dar celeridade ao processo burocrático visando possibilitar a imediata valorização dos profissionais, cuja atuação é de grande risco e demanda muita dedicação.

“Estivemos em uma reunião interna hoje pela manhã, juntamente com o secretário de saúde, Danilo; com o secretário de finanças, Dr. Rivas; com o chefe de gabinete, Dr. Henny e representantes da enfermagem. Na ocasião tratamos do piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar de enfermagem. Considero Muito importante, uma vez que estes servidores merecem este reajuste salarial. Este aumento o prefeito deu graças ao Governo Federal que fez este repasse de 1milhão e 154 mil reais”, explicou o presidente.

Apesar do repasse, no valor de R$ 1.154.000,00, efetuado pelo Governo Federal, com a finalidade de custear o pagamento do novo piso salarial da Enfermagem, será necessário um complemento por parte do município, para cobrir o total do reajuste.

Ainda em sua fala, Tequinha também expressou gratidão pela série de obras de infraestrutura realizadas pelo Poder Executivo e destacou as obras recentes iniciadas no Bairro Colina Verde, como é o caso do Parque da Biquinha.

Os novos pisos salariais fixados pela Lei Federal Nº 14.434/22 são os seguintes: R$ 4.750,00 para os Enfermeiros, R$ 3.325,00 para os Técnicos de Enfermagem e R$ 2.375,00 para os Auxiliares de Enfermagem.

Após análise das comissões permanentes e oitiva dos procuradores, secretários municipais e representantes da classe, o projeto foi votado e aprovado por unanimidade dos parlamentares nesta Sessão Ordinária. A previsão é de que os profissionais da Enfermagem recebam o reajuste até o próximo dia 2 de junho.

Assista ao vídeo desta matéria: