Sessão dessa terça (01) marca o retorno aos trabalhos legislativos na Câmara Municipal

02 de agosto de 2023 às 15:18

A primeira Sessão Ordinária do mês de agosto aconteceu na noite dessa terça-feira (1), marcando o retorno dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal, após o recesso parlamentar de 15 dias.

Presidida por Tequinha Brito, atual presidente da Casa, a reunião teve quórum suficiente para sua realização. Formalmente, foi seguido o rito da leitura bíblica, feita pelo Vereador Ronaldo Cordeiro, e da apresentação da Ordem do Dia, que ficou a cargo do primeiro secretário da Mesa Diretora, o Vereador Joris de Gel.

Em seguida, quebrando o protocolo, o presidente Tequinha Brito solicitou um minuto de silêncio aos presentes, em homenagem ao Sr. Carlos Mensitieri, ex-secretário municipal, engenheiro, escritor, imortal da Academia Teixeirense de Letras, que faleceu na última semana, dia 27 de julho. Após o momento de reflexão, a Sra. Climéria Paraguassú, empresária e palestrante, convidada a fazer parte da Mesa de Honra nesta noite, prestou uma justa homenagem ao ex-secretário, relatando uma breve biografia da vasta história de vida dele.

Posteriormente, com fundamento do Art. 258 do Regimento Interno da Câmara, fizeram uso da Tribuna Popular os senhores Ricardo Aguiar e Dermival Pires, integrantes do Conselho Municipal de Cultura. Ambos dissertaram sobre o cadastro que deve ser feito pelos trabalhadores da cultura em Teixeira de Freitas, o que permite que o departamento responsável mapeie o cenário cultural no município, a fim de buscar ampliação, benefícios e suporte aos envolvidos neste setor.

Chegado o momento dos discursos dos parlamentares, o presidente passou a palavra aos inscritos, os quais utilizaram a tribuna para debaterem questões pertinentes aos próprios mandatos e às demandas de Teixeira de Freitas, além de defenderem as proposições apresentadas para votação no plenário. Desse modo, realizaram seus pronunciamentos nesta noite os vereadores Bernardo Cabral, Clemeson do Postinho, Joris de Gel, Lucas Bocão, Luizinho, Marcos Belitardo, Ronaldo Cordeiro e Tequinha Brito.

Homenagens

A entrega de Moções de Congratulação nesta Sessão foi um momento emocionante para os agraciados e para o público presente.  Com muita gratidão, os vereadores declararam palavras de reconhecimento e valorização aos homenageados, pelos relevantes trabalhos prestados à sociedade teixeirense.

Tequinha Brito prestou homenagem a Sra. Jamilly Correia Santana Cruz, moradora de Teixeira de Freitas desde 2016, enfermeira e atual diretora do CER IV, no município. De acordo com Tequinha, a servidora vem se destacando pelo atendimento diferenciado que realiza no centro de reabilitação.

Bruno Barbosa homenageou o Sr. Antônio Vivi Alves de Brito, residente no município há 32 anos, formado em Desenho Técnico Arquitetônico e secretário escolar do IFBA de Salvador. Segundo Bruno, o Sr. Antônio Vivi é uma das grandes personalidades desta cidade. Ele já foi motorista, comerciante, e se destacou pelo trabalho desenvolvido na Educação, pois atuou em várias escolas de Teixeira de Freitas.

Votação no Plenário

Em bloco, foram votados e aprovados os Pedidos de Providência, as Indicações e as Moções, apresentados na Ordem do Dia.

Na sequência, foram votados e reprovados os seguintes Requerimentos:

Requerimento nº 33/22, de autoria do Vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos, que pedia informações sobre a internação no Hospital Municipal Materno Infantil – UMMI, na cidade de Teixeira de Freitas, da menor ANTONELA GORONI MOTA;

Requerimento nº 34/23, de autoria do Vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos, que solicitava informações sobre contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa mineira F L FRANCA, que oferece serviços de Soluções de Trânsito;

Requerimento nº 35/23, de autoria do Vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo, que pedia o saldo de todas as contas bancárias da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, do dia 28 de julho e 31 de julho de 2023, e origem do recurso utilizado para o pagamento do Complemento Transitório de Piso (CTP) aos profissionais da Enfermagem.

Requerimento nº 36/23, de autoria do Vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos, que solicitava informações sobre a Legi Distribuidora, CNPJ: 31.370.536/0001-22, e sobre o Pregão Eletrônico PE-026-2023, para futura e eventual contratação de empresa especializada, visando o fornecimento de DESCARTÁVEIS E EMBALAGENS, a fim de atender as demandas da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento e demais secretarias.

Desta votação, não participaram os vereadores Antônio Coutinho, Ailton Lacerda, Jucelio Silva, Luciano do Santo Antônio, Marcelo Teixeira e Mateus Guerra, os quais tiveram a ausência previamente justificada.