Sargento Berg propõe implantação do “Sistema Cata-Móveis” no município de Teixeira de Freitas

19 de agosto de 2019 às 08:53

Na sessão ordinária da última quarta-feira (14/08) na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o 1º vice-presidente da mesa diretora, vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB) apresentou a Indicação Legislativa nº 419/2019 para que seja encaminhado à Câmara Municipal um Projeto de Lei do Executivo versando sobre a Implantação do Sistema Cata-Móveis a ser realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A indicação do vereador Sargento Berg tem o intuito de, através da central de atendimento prévio ser feito o recolhimento gratuito de móveis e utensílios domésticos usados, por equipe de transporte motorizada a ser disponibilizada pela Secretaria de Obras, mediante a solicitação dos moradores de Teixeira de Freitas.

Segundo o vereador sargento Berg, o principal objetivo deste projeto é recolher resíduos volumosos que não são recolhidos na coleta de lixo, evitando o despejo irregular de todo o material em terrenos baldios, margens de rios, e em cantos das ruas, como encontramos com frequência nos bairros da cidade, ocasionando criadores de animais que transmitem doenças ou alagamentos em época de chuva.

A indicação do vereador Sargento Berg vai de acordo com a Lei Federal nº 12.305 – Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com o Sargento Berg, o serviço é realizado a partir de agendamento prévio e dispõe de uma equipe para ir até a residência do morador, que deve viabilizar o fácil acesso para recolha desse material.

Materiais como geladeiras sofás, cadeiras, mesa, fogão, camas, entre outros que, posteriormente devem ser doados a comunidades carentes quando em condições de uso. O restante, enviado às associações de catadores do município para a comercialização de sucata revertendo renda a esses trabalhadores. “Corroborando com a ideia do Projeto Cidade Limpa, esta indicação visa ampliar as benfeitorias em favor de toda a sociedade”, explica o parlamentar. (Por Andressa Lima)