Sancionada proposta de Tequinha Brito que homenageia Isael de Freitas Correia, um dos fundadores de Teixeira de Freitas

19 de julho de 2023 às 11:57

Na edição do Diário Oficial Municipal de 5 de julho de 2023, foi publicada a Lei nº 1.277/23, que determina que a creche da rede pública, localizada no Bairro Jerusalém, passe a denominar-se Creche Municipal Isael de Freitas Correia.

Esta homenagem partiu de uma proposta do Vereador Tequinha Brito, atual presidente da Câmara, apresentada no Projeto de Lei nº 45, de 10 de maio de 2023. Na matéria, o parlamentar anexou a biografia do Sr. Isael de Freitas Correia, para justificar a reverência a este que foi um dos desbravadores e fundadores de Teixeira de Freitas.

De acordo com o texto, a história de vida do Sr. Isael está entrelaçada à história do município. Nascido em 1916, nas terras da Ibiribeira, próxima à Fazenda Cascata, o ilustre teixeirense participou das primeiras atividades econômicas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, descendo o rio Itanhém de canoa, para vender arroz, farinha, café e mandioca em Alcobaça. Mais tarde, ele estabeleceu seu ponto comercial na Praça dos Leões, na década de 1960. O comércio vendia mercadorias como roupa, agulhas, linhas e botões, e atendia aos poucos moradores que Teixeira de Freitas tinha na época.

Casamento do sr. Isael de Freitas Correia e sra. Maria de Lourdes Cajueiro Correia |1952 em Helvécia no município de Caravelas

Também nesse tempo, Isael Freitas constituiu família, casando-se com Dona Maria de Lurdes Cajueiro Correia (falecida em 2005). Desta união, que durou 53 anos, nasceram 14 filhos, 19 netos e 2 bisnetos. Isael faleceu em 2011, aos 95 anos de idade.

A biografia do homenageado destaca, ainda, que, em 14 de março de 2016, ele foi reconhecido publicamente ao ser imortalizado como patrono da Cadeira nº 02 da Academia Teixeirense de Letras.

Para Tequinha Brito, emprestar o nome de um dos primeiros cidadãos teixeirenses a uma instituição de ensino pública é valorizar a luta de pessoas que acreditaram e investiram em Teixeira de Freitas, contribuindo para que o município tenha o potencial econômico, cultural e populacional de hoje. Ao mesmo tempo, segundo o edil, esta ação é salutar e conveniente ao interesse público, pois promove o fortalecimento da identidade histórica da cidade.