Proposição do vereador Agnaldo da Saúde quer incluir leite no cardápio da merenda escolar em Teixeira de Freitas

25 de outubro de 2019 às 11:56

Na sessão ordinária de quarta-feira do último dia 23 de outubro da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o plenário aprovou a Indicação Legislativa nº 581/2019, de autoria do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), propondo ao prefeito municipal que estabeleça meta e planejamento para que inclua o leite na merenda escolar da rede municipal de ensino, no mínimo três vezes por semana, obtido de produtores rurais do município de Teixeira de Freitas, como forma de valorização dos trabalhos do homem do campo e incentivo às atividades econômicas deste setor.

Conforme o vereador Agnaldo da Saúde, o objetivo da sua proposição legislativa é evitar que as crianças das escolas públicas se alimentem com enlatados cheios de conservantes e comidas processadas, sobretudo, por causa do poder das grandes indústrias de alimentos, que sempre dominaram o setor com produtos altamente calóricos e muito menos nutritivos. Mas com o alimento do homem do campo, proveniente da agricultura familiar, é possível ver no prato dessas crianças, frutas, hortaliças, verduras, dentre outros produtos saudáveis, inclusive regionais, que se perderam nos hábitos locais e, especialmente, a inclusão do leite sem conservantes. A sua proposta é estimular o município a aproveitar melhor os alimentos orgânicos e conservar o meio ambiente de forma mais sustentável.

Segundo o vereador Agnaldo da Saúde, autor da proposição para tornar obrigatória a inclusão do leite no cardápio escolar da Rede Municipal de Ensino, a proteína animal deve ser inserida pelo menos três vezes por semana nas escolas de período integral e duas vezes nas escolas em período parcial. Para ele, o objetivo é, além de incrementar a qualidade nutricional do que é fornecido aos alunos, fomentar a economia do município. “Queremos valorizar nossos produtores leiteiros e as indústrias que comercializam o leite em nosso município e na nossa região, gerando emprego para milhares de famílias e fazendo com que a nossa economia regional gire”, destacou Agnaldo da Saúde. (Por Athylla Borborema).