Proposição de Jonathan Molar prevê criação da Casa da Ciência em Teixeira de Freitas

21 de novembro de 2018 às 08:59

Na sessão ordinária da última quarta-feira (14/11) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Jonathan de Oliveira Molar (SD) apresentou a Indicação Legislativa nº 623/2018, em que solicita ao Poder Executivo Municipal a execução de projeto para a criação de uma Casa da Ciência no município de Teixeira de Freitas.

Conforme o vereador Jonathan Molar, foi visando o desenvolvimento da educação e a efetivação de atividades voltadas aos temas das Ciências e Tecnologias, que apresentou a proposição legislativa que requer a criação de uma Casa da Ciência para Teixeira de Freitas. Em 2017, o vereador indicou o estudo de viabilidade da Criação do Fundo de Apoio à Educação, Ciência e Tecnologia, bem como o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia – CMC, ambos aprovados pela Câmara Municipal.

Salientando que assim como a Casa da Cultura, que tem promovido eventos, atividades e ações culturais no município, a Casa da Ciência pode desenvolver atividades de ensino de ciências com objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino, contando também com o apoio de pesquisadores, universitários e toda a comunidade, em eventos e ações que promovam o conhecimento científico e tecnológico.

Para o vereador Jonathan Molar, a indicação está fundamentada na necessidade da implantação de um espaço destinado para a prática educacional e social da ciência e tecnologia. “Um órgão que fomenta a ciência e tecnologia, pesquisas e pesquisadores, sendo ainda, um centro de popularização da ciência que explora diversas áreas do conhecimento por meio de linguagens distintas como oficinas, palestras, cursos, exposições, teatro, entre outros”, conclui o parlamentar.

Requerimento – Foi ainda aprovado em sessão plenária o requerimento nº 45 de 13 de novembro de 2018, de autoria do vereador Jonathan Molar, que requer do prefeito municipal, informações e documentos: cópia do processo licitatório das obras das unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Liberdade, Ouro Verde e Residencial Castelinho. Solicita ainda justificativa sobre os motivos para tais UBS não estarem abertas atendendo ao público, tendo em vista que estruturalmente estão praticamente prontas. (Por Andressa Lima)