Pronunciamento de Bruno Barbosa fala sobre aquecimento global e oposição à descriminalização do aborto; confira

28 de setembro de 2023 às 12:07

O Vereador Bruno Barbosa debateu diversos temas em seu pronunciamento da Sessão Ordinária dessa terça-feira (26). O parlamentar falou sobre aquecimento global, oposição à descriminalização do aborto e ainda comentou a Indicação ao Executivo, que apresentou nesta noite, em favor dos comerciantes do Mercado Municipal.

Bruno iniciou sua intervenção parabenizando o Presidente Tequinha Brito, pela Moção de Congratulação recebida por ele nesta Sessão, e afirmou que está muito feliz por ter escolhido e votado no colega, para ser gestor da Casa Legislativa.

Em seguida, o vereador trouxe a questão do aquecimento global para o debate na Câmara, comentando as recentes mudanças climáticas que vêm acontecendo no mundo todo. “O que estamos fazendo para diminuir a temperatura? Nas últimas semanas, não só em Teixeira de Freitas, mas em todo o país e fora dele, o clima está cada vez mais quente”, constatou. Ele ainda relatou algumas consequências causadas pelo fenômeno, como o fato de crianças e idosos estarem doentes, e até o falecimento de pessoas, devido às mudanças climáticas. “Estamos perdendo vidas, essa causa é de todos nós”, disse.

Ainda sobre o assunto, Bruno divulgou que, após ter realizado o II Simpósio das Águas em Teixeira de Freitas, está agora empenhado na elaboração de um projeto para promover espaços verdes no município, para trazer mais arborização para a cidade. De acordo com ele, a proposta será apresentada em breve, na Câmara Municipal.

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi sua oposição à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pretende descriminalizar o aborto no Brasil, até a 12ª semana gestacional. “O aborto, além de ser um crime, ofende a Deus; a inviolabilidade do direito à vida é constitucional, e qualquer lei que viole este direito é inconstitucional; ninguém pode ser privado da vida e arbitrariamente”.

Bruno acrescentou que, enquanto legisladores municipais, os vereadores não têm o poder direto para impedir a proposta do tribunal, mas que o posicionamento contrário à descriminalização do aborto pode ser manifestado através dos diversos meios de comunicação hoje disponíveis, como as redes sociais, por exemplo.

Finalizando, Bruno comentou a entrega de títulos dominiais aos moradores dos bairros Colina Verde e Liberdade I e II, realizada no início desta semana, pela Prefeitura Municipal. O vereador parabenizou a gestão pela ação benéfica à população, que pôde ter seu imóvel reconhecido e regularizado pelo poder público.

Nesta Sessão, o vereador ainda apresentou e defendeu a Indicação Nº 373/2023, de 25 de setembro de 2023, em que solicita ao Prefeito Municipal, que mobilize esforços junto à Secretaria competente, para que seja realizada a decoração de Natal, interna e externa, do Mercado Municipal Temóteo Alves de Brito, bem como uma programação específica cultural, para o local, no período dos festejos natalinos. A proposição foi aprovada no Plenário.

Assista ao vídeo desta matéria: