Projeto Transformaê do CEMAS destaca importância da conscientização no trânsito
O Colégio Estadual Machado de Assis (CEMAS) colocou em prática o projeto Transformaê, que acontece anualmente, no mês de setembro, ocasião onde são realizadas diversas atividades educativas e comunitárias. O projeto destacou, este ano, a Semana Nacional do Trânsito cujo tema é : “No Trânsito Escolha a Vida”. O evento que teve seu ponto culminante nesta quinta-feira (21), contou com a cobertura da TV Câmara online, atendendo ao pedido do presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Uivanthê Brito Andrade (Tequinha Brito).
A diretora do CEMAS, Rosangela Martins, enfatizou a importância do projeto: “São todas as ações da escola que a gente faz junto com uma ação comunitária, onde trazemos várias pessoas da comunidade para, também, prestarem um trabalho social na nossa escola” explicou a diretora.
A Semana do Trânsito teve início em 18 de setembro e se estenderá até o dia 25. Até o momento, entre outras ações, foram apresentados os resultados do trabalho de sociologia voltado ao trânsito, coordenado pelo professor doutor Coronel Raimundo César Magalhães Dantas. O professor destacou a relevância da Semana do Trânsito para fomentar a reflexão sobre a vida e acessibilidade. De acordo com Magalhães a prefeitura de Teixeira de Freitas está investindo em infraestrutura e consequentemente está proporcionando mais mobilidade e acessibilidade através das obras de pavimentação. Ele acredita que, além das consequências positivas deste investimento, ha também, algumas consequências negativas, entre elas, motoristas circulando em alta velocidade. Por isso o sociólogo destaca a necessidade de preparar o cidadão através de um trabalho preventivo de conscientização: “Nosso grande objetivo é mudar atitudes e trazer conscientização”, enfatizou Cel. Magalhães.
A Guarda Municipal, representada pelo Inspetor de Ensino e Projetos, Josevaldo Cruz, abordou o tema de forma descontraída, ressaltando a importância do respeito e atenção no trânsito. “O ensino/aprendizagem precisa de espaço. (…) Todos nós temos esse potencial de criar espaço de ensino/aprendizagem e uma forma maravilhosa de se criar espaço para o conhecimento é através da ludicidade e musicalidade, que são linguagens universais” explicou o inspetor.
Esdras, aluno do CEMAS, apresentou sua experiência com o projeto, enfatizando como, através da iniciativa, teve contato com conhecimentos essenciais sobre trânsito. Segundo ele, as pessoas pensam que sabem sobre o trânsito mas, na verdade, existem muitas particularidades que são desconhecidas da maioria: “Tinha muitas coisas que eu não sabia, como por exemplo, se você é um ciclista é bom andar com roupas mais coloridas à noite para as pessoas te enxergarem melhor”, destacou.
O projeto Transformaê do CEMAS é uma iniciativa significativa que, além de motivar os alunos a estarem compartilhando suas experiências educacionais, destaca assuntos de grande relevância como é o caso da Semana Nacional do Trânsito, promovendo uma reflexão mais expandida de educação para o trânsito, com o diferencial de envolver a comunidade escolar e local em ações educativas e preventivas.