Projeto do vereador Sargento Berg agora é Lei que denomina Praça Joaquim Ventura de Almeida na Urbis-I

18 de setembro de 2018 às 17:10

Agora é Lei – Largo do Conjunto Habitacional Urbis-I, na zona sul de Teixeira de Freitas passa a se chamar Praça Joaquim Ventura de Almeida. O prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) que já havia sancionado desde 25 de junho, o Projeto de Lei do Legislativo nº 34/2018, de autoria do vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), aprovado pela Câmara Municipal em 6 de junho passado, agora programa para dá a ordem de serviço para as obras de revitalização da Praça.

O vereador Sargento Berg é o autor do Projeto de Lei que denominou uma Praça até então sem denominação, localizada na Rua 05, com Avenida B, com Travessa 01 e Avenida C, no Conjunto Habitacional Urbis-I com o nome de Joaquim Ventura de Almeida. Para que houvesse a homenagem póstuma ao saudoso morador do bairro, o Projeto de Lei precisou tramitar, ser apreciado, votado e a aprovado. O prefeito sancionou e a denominação tornou-se a Lei Municipal nº 1.025 de 25 de junho de 2018.

Imortal

O imortalizado Joaquim Ventura de Almeida, é um saudoso morador que era natural de Boa Nova, no Estado da Bahia, nascido em 1º de julho de 1936 e faleceu em 18 de dezembro de 2017, em Teixeira de Freitas, onde deixou dez filhos. Ficou conhecido no bairro desde 1980, por sua personalidade ilibada e caráter íntegro, deixando um brilhante exemplo para seus dez filhos.

Segundo a sugestão do vereador Sargento Berg, a denominação do novo nome para à praça, é uma maneira de eternizar os feitos do senhor Joaquim Ventura de Almeida e também para incentivar o interesse histórico dos teixeirenses em descobrir mais informações sobre a vida dos nomes fortes do município.

“Este ilustre cidadão foi um desbravador na história do nosso município e através do seu trabalho contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Estabeleceu moradia com sua família em Teixeira de Freitas ainda no início da década de oitenta, período de pleno crescimento da região e apesar de pouca instrução acadêmica, desenvolveu capacidade empreendedora e de liderança na comunidade em que viveu e que, ao longo dessas décadas, passou a respeitá-lo como membro representativo da localidade e do bairro”, celebrou o vereador Sargento Berg.

Obras

Na sessão ordinária da Câmara Municipal, na quarta-feira do último dia 12 de setembro, o vereador Sargento Berg, apresentou uma indicação legislativa, requerendo ao prefeito municipal que viabilize esforços e orçamento para que possa executar obras de revitalização da Praça Joaquim Ventura de Almeida, denominando serviços essenciais, como: poda de arvores, construção de uma moderna base com acessibilidade, implantação de parque infantil, mesas e bancos fixos, área de convivência, jardinagem e demais preceitos para que o lazer e o entretenimento das crianças, adultos e idosos sejam garantidos num espaço agradável e com bem-estar para todos os moradores da Urbis e adjacentes. (Por Athylla Borborema).

Área de anexos