Projeto do vereador Leonardo do Sindicato propõe educação inclusiva no sistema de educação de Teixeira de Freitas

29 de setembro de 2020 às 10:33

Na sessão ordinária da manhã da última quarta-feira (23/09) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, utilizando tecnologia online pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota, o vereador Leonardo Feitoza da Silva, o “Leonardo do Sindicato” (PC do B), apresentou o Projeto de Lei do Legislativo nº 56, de 22 de setembro de 2020, que dispõe sobre as políticas de educação especial na perspectiva de Centros de Referências da Educação Inclusiva (CREI) nos sistemas de educação municipal de Teixeira de Freitas.

Conforme o vereador Leonardo do Sindicato, a instalação do CREI na rede municipal de ensino, significa um trabalho no sentido de romper com a lógica da exclusão e da homogeneização. Ou seja, seu papel principal é formar as crianças para a tarefa de renovar um mundo que está ainda repleto de situações de exclusão. Nessa perspectiva, são pressupostos que o processo de aprendizagem de cada criança é singular, que toda a criança aprende e que todas são importantes para o processo de construção de conhecimento no ambiente escolar, até porque, a educação inclusiva diz respeito a todas e todos.

“Para o desenvolvimento de um trabalho escolar que esteja permanentemente de portas abertas para a inclusão é interessante pensarmos sobre o momento que estamos vivendo hoje em termos de políticas educacionais. Ou seja, porque estamos sendo convidados a pensar sobre princípios da educação inclusiva. Perceber onde estamos e para onde queremos ir é fundamental para realizarmos esse percurso”, disse o vereador Leonardo do Sindicato.

E acrescentou: “A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele. É, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não as expulsar de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, preparando-as, em vez disso, com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum”, enfatizou o parlamentar. (Por Athylla Borborema).