Projeto de Marcos Belitardo cria a Campanha de Combate à Hipertensão Arterial em Teixeira de Freitas

27 de agosto de 2019 às 16:36

Tramita nas comissões permanentes da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o Projeto de Lei do Legislativo nº 45/2019, de 20 de agosto de 2019, de autoria do vereador Marcos Pontes Belitardo (PHS), que institui a Campanha de Combate à Hipertensão Arterial no município.

O Projeto prevê que a campanha será feita anualmente, na última semana de abril, coincidindo com o dia 26 deste mês, quando é comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, devendo a mesma ser executada por pessoal treinado para essa finalidade, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do controle da pressão arterial, em conformidade com métodos clínicos específicos.

A proposta do vereador Marcos Belitardo estabelece ainda o desenvolvimento de ações educativas, preventivas e assistenciais, de acordo com os protocolos propostos, adaptada ao perfil da população e com as necessidades de cada paciente. Ainda prevê o desenvolvimento, juntamente com a implantação da campanha, ações adequadas, com orientação e conscientização da população sobre os problemas de saúde derivados da hipertensão arterial, por meio de folders, cartazes, palestras públicas, propagandas em veículos locais de comunicação e outras formas de divulgação.

No Artigo 3º o Projeto assegura a participação de Universidades, sociedade civil, empresas privadas e entidades prestadoras de serviço que atuem na área da saúde preventiva ou corretiva, como parceiros para realização da Campanha de Combate à Hipertensão Arterial, colaborando também com doações, apoiando na divulgação do evento, ministrando palestras e outros incentivos.

“Este Projeto de Lei tem, por finalidade, desenvolver um trabalho em prol da comunidade para informar sobre a doença que tem afetado silenciosamente tantas pessoas. Na hipertensão, muitas vezes, seus sintomas não são óbvios e por isso existe a possibilidade dela não ser detectada. O projeto hora apresentado tem o objetivo de conscientizar sobre a gravidade”, justificou. (Por Ronildo Brito)