Projeto de Leonardo do Sindicato propõe garantias na aquisição de materiais e brinquedos de inclusão nas escolas para pessoas autistas

03 de julho de 2020 às 15:44

Na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/07), passou a tramitar nas comissões permanentes da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 36/2020, de autoria do vereador Leonardo Feitoza da Silva, o “Leonardo do Sindicato” (PC do B) que “dispõe sobre a obrigatoriedade de as escolas municipais adquirirem materiais e brinquedos voltados para o desenvolvimento da educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista”.

Para o vereador Leonardo do Sindicato, inserir a pessoa com Transtorno do Espectro Autista no convívio social é, sem dúvidas, um desafio, mas não é impossível de ser alcançado. Diante disso, é preciso pensar em mecanismos que atuem no desenvolvimento educacional dessas pessoas.

“A Lei n°12.764, de 27 de dezembro de 2012, garante o ingresso dos autistas na escola regular, portanto, uma das maneiras de garantir a inclusão é utilizar brinquedos que comprovadamente possuem eficácia para o desenvolvimento da imaginação, pois, visam envolver a criança com autismo a criar cenários imaginários e interagir com elas trabalhando toda a área lúdica, além de outras habilidades, como desenvolvimento da habilidade motora, oral, entre outras”, justifica o vereador Leonardo do Sindicato. (Por Andressa Lima)