Projeto de Lei do vereador Arnaldinho criando a Semana Municipal da Capoeira é aprovado no Poder Legislativo

22 de outubro de 2018 às 11:46

A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária de quarta-feira do último dia 17 de outubro, o Projeto de Lei do Legislativo n° n° 64 de 20 de agosto de 2018, de autoria do vereador Arnaldo Ribeiro Souza Júnior, o “Arnaldinho” (PT), que institui a Semana Municipal da Capoeira no município de Teixeira de Freitas a ser comemorado entre os dias 1º a 07 de agosto.

Conforme o vereador Arnaldinho o seu Projeto de Lei é para celebrar uma das mais belas culturas mundiais que nasceu na Bahia, para ele, a capoeira simboliza a resistência dos negros e a luta pela liberdade e igualdade de direitos. O vereador ressaltou sobre o modelo de sociedade defendido pelo líder negro Zumbi dos Palmares e sobre a importância da cultura da capoeira que nasceu em terras baianas e hoje é reconhecida e aplaudida no mundo inteiro.

“A capoeira é patrimônio cultural e imaterial do povo brasileiro. Deixou de ser apenas uma forma de luta para se tornar modalidade esportiva e até mesmo prática de vida. É uma forma de inclusão social e valorização da cultura afrodescendente. A capoeira forma o caráter da criança e forma cidadãos e cidadãs para a vida inteira”, afirmou o vereador Arnaldinho.

O Projeto de Lei determina que a data será celebrada, anualmente, na primeira semana do mês de agosto e como já foi aprovado, seguiu para sanção do Poder Executivo Municipal. E segundo o vereador Arnaldinho, o objetivo é fomentar e difundir a prática do esporte na cidade, além de homenagear todos os seus ícones locais e regionais que fazem da capoeira uma arte forte, educativa, de jogo e patrimônio da cultura baiana com mais de 40 grupos somente em Teixeira de Freitas”. (Por Athylla Borborema).