Projeto de Erlita Freitas requer para os ESFs treinamento aos pais nos cuidados com os recém-nascidos

29 de abril de 2020 às 14:48

Passou a tramitar nas comissões internas da Câmara Municipal, o Projeto de Lei do Legislativo nº 22/2020, de autoria da vereadora Erlita Conceição Freitas (PT), que institui nas Unidades de Saúde do sistema público e privado onde o parto for realizado, orientações e treinamento aos pais para prevenção de morte súbita e primeiros socorros de casos de engasgamento ou aspiração de corpo estranho.

O projeto da vereadora Erlita Freitas tem o objetivo de conscientizar e qualificar os pais ou responsáveis pelos recém-nascidos, nas situações de emergência onde são necessários os procedimentos de primeiros socorros, como exemplo, o engasgamento que o bebê pode sofrer, levando em muitos casos, ao sufocamento.

Segundo a vereadora Erlita Freitas, a ideia é que essas orientações e treinamento sejam realizados nas áreas hospitalares, antes mesmo da alta do recém-nascido, fornecidos por equipe de profissionais preparada dos hospitais. A vereadora argumenta que os casos de morte subida de recém-nascidos poderiam ser evitados mediante medidas preventivas simples que não são do conhecimento dos pais, principalmente os que tiveram o primeiro filho. (Por Andressa Lima)