Projeto de Arnaldinho que concede título de cidadã honorária à professora Maria Edna Martins é aprovado no Poder Legislativo

11 de junho de 2018 às 19:38

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na manhã desta quarta-feira (06/06), o vereador Arnaldo Ribeiro Souza Júnior, o “Arnaldinho” (PT), apresentou o Projeto de Resolução 003 de 09 de abril de 2018, que tem como finalidade conceder o Título de Cidadã Honorária Teixeirense à professora Maria Edna Martins. O Projeto de Lei que tramitava a quase 2 meses nas comissões permanentes teve a sua apreciação e aprovação de todos os vereadores presentes.

O título de Cidadão Honorário é um reconhecimento celebrado pela Câmara Municipal a toda aquela pessoa de relevantes serviços prestados a sociedade em que vive, que tenha contribuído ou que contribui com a comunidades nas mais diversas áreas, seja na educação, cultura ou no esporte, na infraestrutura, meio ambiente, agricultura ou qualquer outro setor que ajudou a proporcionar desenvolvimento e vida nova as pessoas.

Para o vereador Arnaldinho, a pessoa de grande estima e contribuição social em seu meio de atuação tem sido a professora Maria Edna Martins. Nascida em Caetité, cidade polo da região sertaneja da Bahia, formou-se professora em 1973, e no ano seguinte, ingressou na carreira educacional em Guanambi – BA. Maria Edna foi convidada pelo então prefeito de Teixeira de Freitas em 1975, o senhor Wilson Brito, para assumir a sala de aula no povoado de Jardim Novo, o que a trouxe para viver e constituir família no município teixeirense.

Em sua trajetória profissional estabelecida em Teixeira, à professora Maria Edna atuou como professora no Colégio Professor Rômulo Galvão, Geraldo Ramos, CETAB e Raquel de Queiroz. Assumiu a direção da escola Filhos de Sião e do CEAD – Centro Educacional Assembleia de Deus, vindo a se aposentar em 2005.

O vereador Arnaldinho ressalta a importância de conceder o título à uma grande mulher, e suas contribuições para a Educação: “Irmã Edna, como é conhecida em sua comunidade, após prestar relevantes serviços na Educação de nossa cidade, realiza um brilhante trabalho voluntário há mais de 12 anos na Associação Beneficente Monte Sião, órgão da Igreja Assembleia de Deus, que atua na assistência de moradores em vulnerabilidade social. Referência de ser humano, religiosa e de um coração admirável”, conclui o vereador.

Segundo o próprio vereador Arnaldinho, autor do Projeto de Lei, para a entrega do título, uma sessão solene será definida oportunamente pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, para homenagear não somente Maria Edna Martins, bem como os cidadãos honorários escolhidos pelos demais vereadores em 2017 e 2018. (Por Andressa Lima).