Projeto Cinturão Verde: indicação do vereador Bruno Barbosa beneficia produtores agrícolas no município

26 de junho de 2024 às 10:35

O Projeto Cinturão Verde já é uma realidade em Teixeira de Freitas, e contou com a participação fundamental do vereador Bruno Barbosa para sua implantação no município. Foi através da indicação e da articulação do parlamentar que uma parceria entre o Executivo municipal e a iniciativa privada (empresa Suzano) foi firmada, possibilitando a realização do programa em comunidades locais.

As primeiras movimentações para a implantação da proposta no município surgiram em meados de 2023, com encontros realizados entre a Sra. Jeilly Viviane (representante do Instituto Futuro Rural e da empresa Suzano), o vereador Bruno Barbosa, o prefeito Marcelo Belitardo e as secretarias municipais de Agricultura e Desenvolvimento.

Na época, o Cinturão Verde foi apresentado e discutido como uma importante ferramenta para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura local.  O projeto consiste no suporte aos produtores rurais, através da oferta de mudas de hortaliças, kit horta (sementes, ferramentas e adubo) e o incentivo ao uso de técnicas de produção agrícola mais saudáveis. É executado, também, o auxílio logístico na comercialização dos produtos tanto no Mercado Municipal como em restaurantes, hotéis e feiras livres.

As comunidades rurais Fábio Santos e Menino Jesus já vêm sendo contempladas com os benefícios do projeto, e têm visto profundas melhorias no cotidiano da produção agrícola. Para Bruno, resultados como esses cumprem o objetivo de seu empenho em buscar, cada vez mais, oportunidades de incentivo e investimento no trabalho de homens e mulheres do campo.