Programa “Escola no Legislativo” atendeu mais de 500 alunos no 1º semestre de 2018

09 de julho de 2018 às 12:41

O Programa Escola no Legislativo estimula estudantes da rede pública e da rede particular a visitar à Câmara Municipal de Teixeira de Freitas para aprender sobre as atividades do Poder Legislativo, educando para o exercício da cidadania e contribuindo com o conhecimento das crianças e adolescentes do município sobre o funcionamento das instituições políticas.

Na quinta-feira do último dia 5 de julho, as turmas do 4° ano A/B do Colégio Miguel Afonso prestigiaram o Memorial Legislativo e durante a visita puderam realizar um passeio lúdico pelo espaço, repleto de fotos que contam a história, ao tempo que ouviram uma palestra ministrada pelos colaboradores do setor, em que se detalha a história política e administrativa de Teixeira de Freitas.

Até o dia 11 de julho, quando se encerra o período legislativa do primeiro semestre de 2018, o projeto atendeu um pouco mais de 500 crianças e adolescentes de unidades educacionais públicas e privadas de Teixeira de Freitas. Os alunos visitam todas as repartições da Câmara Municipal, conhecem sua funcionalidade, o rito político da casa e acompanham até sessões plenárias, além de conhecerem pontos turísticos do Poder Legislativo, como o Memorial Legislativo, a TV Câmara e a Rádio Câmara 90,9 FM.

“O processo é importante porque permite um retorno, uma interação entre os estudantes-cidadãos e os parlamentares. Algumas dessas atividades, como a elaboração de cartas, tornam-se requerimentos, ofícios e rendem visitas aos bairros para que sejam tomadas as medidas necessárias pelos vereadores”, disse Claudiane Borges, coordenadora do Colégio Miguel Afonso.

Nesta visita, os estudantes contaram com o apoio dos vereadores Marcos Belitardo (PHS) e Bernardo Cabral (PSD), que responderam questionamentos dos estudantes sobre o funcionamento da Câmara Municipal. “As crianças em nossa escola fizeram um amplo estudo e pesquisaram sobre o município e os poderes Executivo e Legislativo. Com a vinda dos parlamentares, elas veem na prática o conteúdo estudado”, resumiu a diretora do Colégio, Vanusa Pereira Da Silva.

O programa define que, após a visita dos estudantes à Câmara Municipal, eles sejam estimulados a fazerem atividades em sala de aula, como escreverem cartas para os vereadores, que, por sua, vez são convidados a irem até as escolas para darem uma devolutiva do trabalho realizado.

A integrante do programa “Escola do Legislativo”, a servidora Tainan Fernandes que recepciona os alunos, explicou o cronograma usual realizado com as crianças na Câmara Municipal. “A partir do Memorial Legislativo, elas assistem à uma pequena palestra sobre os emancipadores, conhecem os ex-presidentes da Câmara, aprendem sobre a função dos vereadores, o que são as moções e outras proposições e como funcionam os três poderes.  Os alunos ainda assistem parte da sessão ordinária e depois apresentam, em sua unidade escolar uma atividade relacionada com o tema, como elaboração de cartas, peças de teatro, vídeos, pesquisas de campo, paródias, músicas e outras atividades pertinentes ao assunto”, salientou Tainan.

A Prefeitura Municipal é responsável por oferecer transporte as unidades educacionais do município e a Câmara Municipal prepara a visitação e recepciona os estudantes para conhecerem os gabinetes e todas as outras repartições do Poder Legislativo. O programa “Escola no Legislativo” é executado desde 2015. De lá para cá, o programa já atendeu 4 mil alunos de 4º e 9º ano de todas as escolas municipais e unidades particulares de ensino fundamental e especial. (Por Alessandra Silva).