Presidente Ronaldo Cordeiro diz que vidas serão poupadas com o Centro de Atenção ao Coronavírus

14 de julho de 2020 às 08:36

O prefeito Temóteo Alves de Brito (PP) inaugurou no final da tarde desta segunda-feira (13/07), na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Jardim Liberdade, o Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus – Covid-19, onde os pacientes serão acolhidos por uma equipe de enfermeiros, médicos e técnicos que farão a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves. A obra custou aos cofres do município o valor de R$ 1,5 milhão de investimentos e após a pandemia, passará a funcionar como o novo prédio da UMMI – Unidade Municipal Materno-Infantil de Teixeira de Freitas.

Para a inauguração do Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus, o prefeito Temóteo Brito contou com a presença do seu vice-prefeito Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Lucas Bocão” (PSL); do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC); do promotor eleitoral da comarca José Dutra de Lima Júnior; do secretário Municipal de Saúde, o advogado Hebert Fernandes Chagas, diversas outras autoridades políticas, além de vereadores, secretários municipais e servidores públicos, embora, estivessem todos usando máscaras e respeitando o distanciamento durante a cerimônia.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro disse que o Centro de Atenção Municipal ao Coronavírus foi entregue para humanizar o atendimento aos pacientes teixeirenses que tem vivido com um certo pavor com esta doença invisível. “Realmente o governo municipal tem trabalhado de forma exemplar no combate ao vírus e já enxergamos o bom resultado dessas ações. Graças ao esforço incondicional do prefeito Temóteo Brito, Teixeira de Freitas é uma das poucas cidades do país que recebe um Centro de Atenção grandioso como este”, destaca o presidente.

Conforme o presidente Ronaldo Cordeiro, o Centro faz parte das estratégias adotadas para prevenir, controlar e combater o avanço do coronavírus: “Esse centro de triagem é essencial e Teixeira de Freitas avançará muito com ele. Nós seremos o único laboratório das regiões sul e extremo sul da Bahia que vai realizar testes de coronavírus. A unidade irá contar com médicos e enfermeiros, treinados para atender pessoas com sintomas de coronavírus ou síndromes gripais, que esteja em monitoramento e não se trata de uma unidade de internamento e sim uma unidade ambulatorial com funcionamento das 07h às 19h, por onde o paciente passa por uma triagem a partir da recepção, da enfermagem, até se chegar ao médico, onde será possível fazer a coleta e até manter o paciente em observação e caso necessário, o encaminhamento para um hospital.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro ressaltou a importância de uma boa gestão da saúde em um momento de crise. “Estamos vivendo um panorama difícil no país com essa pandemia e em Teixeira de Freitas as autoridades estão fazendo o possível para minimizar o sofrimento das vítimas e seus familiares. Gostamos da estrutura que foi montada e temos a certeza absoluta que será muito bem utilizada, onde muitas vidas serão poupadas. Ter um local específico para receber os pacientes com suspeita de infecção é uma grande ajuda para o combate à pandemia e, a saúde pública teixeirense está de parabéns com o esforço e o compromisso do prefeito Temóteo Brito”, comemorou o presidente Ronaldo Cordeiro. (Por Athylla Borborema).