Presidente Ronaldo Cordeiro diz que mutirão levou serviços e cidadania ao distrito de Cachoeira do Mato

16 de agosto de 2019 às 13:04

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizou nesta última quinta-feira (15/08) no distrito de Cachoeira do Mato, um mutirão de prestação de serviços à comunidade, denominado de “A Prefeitura mais perto de você” com a presença das mais diversas equipes de serviços e assistência das Secretarias Municipais da Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Infraestrutura e o Departamento Municipal de Cultura que promoveu inúmeras apresentações teatrais durante o dia e exposições de artes.

O município ainda levou outros órgãos para atender a população, como: CRAM – Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência; Casa dos Conselhos; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; Suzano/Polímata; serviços do Cadastro Único, Bolsa Família, assessoria jurídica e muitos outros serviços importantes que foram disponibilizados o dia inteiro.

O evento reuniu o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) autor da proposição que levou o mutirão ao distrito; o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o engenheiro e produtor rural Dorivaldo de Almeida Neves, o “Dori”; o chefe Municipal de Gabinete, Herbet Chagas; do secretário Municipal de Assistência Social, Gilberto do Sindicato; do secretário Municipal de Educação, Hermon Freitas; e do secretário de Meio Ambiente, José Arcangêlo Depizzol.

O mutirão “A Prefeitura mais perto de você” aconteceu dentro da programação da Semana da Agricultura Familiar. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro, o mutirão levou à população relevantes serviços e cidadania. Tanto que a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu a entrega de 38 posses oficiais aos agricultores do distrito de Cachoeira do Mato.

O projeto nasceu pela parceria estabelecida pelo prefeito Temóteo Alves de Brito (Sem Partido), de uma área de 30 hectares que foi destinada às famílias de pequenos agricultores rurais para a implantação do programa da agricultura familiar inserido no Projeto Arrendamento Solidário Rural, com duração inicial de 4 anos, apresentado pelo atual presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) no início desse seu atual mandato no Poder Legislativo. Contando ainda com o projeto da horta comunitária escolar que está em andamento para Cachoeira do Mato.

O evento iniciou com um extenso café da manhã para os servidores e usuários do mutirão. A secretaria Infraestrutura promoveu a reposição de lâmpadas em todos os postes do distrito e promoveu reparos nas instalações elétricas dos principais pontos da localidade. Além de ter realizado serviços de podas de arvores nas ruas, avenidas e praças de Cachoeira do Mato.

O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) se reuniu com o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dorivaldo de Almeida Neves, o “Dori” e com um grupo de produtores rurais do distrito de Cachoeira do Mato e adjacências para o lançamento do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

Ainda houve um encontro do secretário de Agricultura Dori Neves com o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro com os produtores da região de Cachoeira do Mato dentro da programação da Agricultura Familiar para discutir o tema da mandiocultura, mudas, plantio, colheita, manejo e beneficiamento, além do momento que as 38 famílias receberam a posse de um arrendamento de 4 anos dentro do Projeto Arrendamento Solidário Rural. A Secretaria de Agricultura vai acompanhar estas famílias da agricultura familiar com a parceria da Embrapa e o Território de Identidade, além do lançamento de um maniveiro.

O secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dori Neves fez um destaque sobre a importância do trabalho realizado pelos produtores da Agricultura Familiar. “Este evento marca a homenagem àqueles que estão no campo produzindo o alimento, a Agricultura Familiar a cada dia tem ganhado mais importância na economia nacional e também no nosso município, então nada mais justo que realizar um momento como este para unir a todos que desenvolvem este trabalho. (Por Athylla Borborema).