Presidente Ronaldo Cordeiro comemora conquista de área para projeto da agricultura familiar em Cachoeira do Mato

27 de maio de 2019 às 14:40

O presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) comemorou a conquista depois de muita luta junto à estabelecida parceria com o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), de uma área de 30 hectares que vai ser destinada às famílias de pequenos agricultores rurais para a implantação do programa da agricultura familiar inserido no Projeto Arrendamento Solidário Rural apresentado pelo próprio vereador Ronaldo Cordeiro no início desse seu atual mandato no Poder Legislativo.

Conforme informou o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o engenheiro e produtor rural Dorivaldo de Almeida Neves, o “Dori”, a ideia do projeto já está consolidada, inclusive com a escolha da área em estado de preparação e os lotes e as famílias selecionadas ficarão a cargo de uma equipe técnica comandada pelo presidente Ronaldo Cordeiro que é o autor do Projeto de Lei que idealizou o programa e que também é o legítimo representante do distrito de Cachoeira do Mato no Poder Legislativo e a Associação dos Pequenos Agricultores, que já foi fundada para esta finalidade.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Cordeiro, em torno de 30 famílias de pequenos agricultores serão beneficiadas diretamente neste primeiro momento do projeto. As famílias receberão assistência técnica através de técnicos e engenheiros agrônomos que darão todo suporte aos agricultores familiares desde o preparo do solo até a planta, além da formação da manutenção e colheita. Uma assistência técnica também será designada para implantar uma unidade de multiplicação do projeto de mandiocultura na área em Cachoeira do Mato.

Ou seja, segundo explicou o presidente Ronaldo Cordeiro, o cultivo da mandiocultura para atender os produtores da agricultura familiar será apenas uma entre as culturais agrícolas que serão cultivadas no projeto em Cachoeira do Mato. Já o prefeito Temóteo Brito informou, que ainda faz parte do Projeto Arrendamento Solidário Rural na Agricultura Familiar em Cachoeira do Mato, as obras de reforma e ampliação da Farinheira Comunitária já no modelo de farinheira sustentável através da parceria estabelecida com a Polímata, uma empresa habilitada a fornecer serviços e consultoria agrícola e ambiental para os setores rural, turismo e lazer, saneamento ambiental, órgãos públicos e sociedade civil em geral.

Para o presidente Ronaldo Cordeiro, a agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, o agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia. A diversidade produtiva também é uma característica marcante desse setor. (Por Athylla Borborema).