Prefeito assina com a BahiaGás convênio para implantação do Gás Natural em Teixeira de Freitas

03 de setembro de 2018 às 17:45

Na manhã desta segunda-feira (03/09), o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD) e o diretor presidente da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), Luiz Gavazza, assinaram na sede regional do SEBRAE, o convênio para início dos estudos que visam a implantação de rede de Gás Natural Veicular (GNV) na cidade de Teixeira de Freitas.

“Estamos recebendo o presidente da Bahiagás, mas já vinha tido uma audiência com ele juntamente com o secretário Flávio Guimarães para que fosse liberado o serviço de GNV nos postos de combustíveis em Teixeira de Freitas. Sabemos que nossa cidade é importante para o extremo sul e para Bahia por sua grandiosidade e contribuição em serviços e ações. Por isso afirmamos o quanto esta conquista é importante para toda região”, disse o prefeito Temóteo Brito.

O diretor presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza explicou com será funcionará o convênio. “Este convênio é um primeiro passo para que o gás natural se torne realidade em Teixeira de Freitas. A Prefeitura nos procurou e nós assinamos este termo de cooperação técnica e nesta manhã juntamente com órgãos importantes que acompanham tornam esta ferramenta de colaboração um instrumento forte para que possamos levantar o potencial do mercado, os custos para construir um gasoduto e outras modalidades de atendimento para tornamos o gás natural uma realidade para Teixeira de Freitas em breve”.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Flávio Guimarães de Pádua ressaltou que este será um grande passo para o município. “A cidade precisa crescer e desenvolver e este convênio irá possibilitar um grande avanço, pois o uso do gás natural irá beneficiar diversos setores de Teixeira de Freitas. O presidente Luiz Gavazza assinou o protocolo de intensões firmado com o Executivo Municipal, que norteará as pesquisas sobre a viabilidade da aquisição de um gasoduto que atenda a demanda de uma cidade com potencial de crescimento, como Teixeira de Freitas”.

Segundo Gavazza, será construído um projeto conceitual, a partir do qual serão desenvolvidas estratégias de tornar realidade a instalação do gasoduto e torná-lo mais um vetor de desenvolvimento na cidade. De acordo com o presidente da BahiaGás, no município existem todas as condições para a implantação do gasoduto “precisamos de água, energético (GNV) e a cooperação do município, algo que já foi demonstrado pelo gestor”, acrescentou.

O GNV é um combustível de origem fóssil, extraído diretamente das jazidas de petróleo, podendo estar ou não associado ao petróleo, encontrado no estado físico gasoso na natureza. Possui todas as propriedades necessárias para o bom desempenho em veículos automotores e é uma opção de combustível mais limpo, pois sua combustão não emite óxidos de enxofre e chumbo, além de possuir menor preço de comercialização. Servindo também de um ótimo atrativo para as empresas que estão chegando para se instalar no município, o que impulsionará a circulação da moeda e desenvolvimento econômico.

A BahiaGás é uma concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado e é uma empresa de economia mista, controlada pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Infraestrutura. Tem como acionistas o Estado da Bahia, a Gaspetro, subsidiária da Petrobras e a Mitsui Gás e Energia do Brasil. É responsável pelo armazenamento e distribuição de Gás Natural canalizado em toda a Bahia. A concessionária, que iniciou suas operações em 1994, comemora 20 anos de atuação como uma das empresas que mais cresceram no Estado e consolida-se como uma companhia de destaque do setor no país, com mais de 53 mil clientes contratados. (Por Alexandra Silva e fotos de Urislan Silva).