Poder Legislativo se reúne com corpo docente para deliberar sobre novos projetos da UFSB

12 de março de 2019 às 12:52

Professores da UFSB – Universidade Federal do Sul da Baia se reuniram na manhã desta última segunda-feira (11/03) com a mesa diretora e com vereadores da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas para exibir o cronograma dos novos projetos do Campus Paulo Freire da UFSB na cidade, com base no relatório de gestão do ano de 2018 elaborado pelo ex-decano Fabricio Luchesi Forgerini, do Instituto de Humanidade, Artes e Ciências do CPF – Campus Paulo Freire da UFSB.

Novos programas foram debatidos com os dirigentes da UFSB neste primeiro encontro de 2019 com o parlamento teixeirense. Estiveram presentes os professores doutores: Paulo Borges, coordenador administrativo do Campus Paulo Freire; João Batista Lopes da Silva, decano pro-tempore do Instituto de Humanidade, Artes e Ciências no Campus Paulo Freire; e Rodrigo Oliveira Fonseca, coordenador do curso de medicina do Campus Paulo Freire da UFSB.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), o encontro foi entusiasmado com os novos dirigentes da UFSB e teve como objetivo a apresentação dos projetos que serão desenvolvidos pela gestão universitária. “Com este grupo de professores doutores, temos condições de levar nossa Universidade para a excelência, bem como a responsabilidade de garantir a continuidade das atividades com excelência. Para isso, teremos de usar a criatividade para propor novos projetos e buscar novas formas de recursos para conduzir esse trabalho e transformarmos ainda mais à UFSB como nossa melhor joia do saber”, disse Ronaldo Cordeiro.

O ponto alto da reunião foi a apresentação do novo Bloco Pedagógico do Campus Paulo Freire que está ganhando sete torres num arrojado e moderno projeto arquitetônico que está sendo construído numa extensa área urbana ao lado da Policlínica e em frente ao Fórum da Justiça Estadual na Avenida Presidente Getúlio Vargas, num investimento superior a R$ 40 milhões.

A UFSB inicia o ano de 2019 no Campus Paulo Freire com 74 alunos no curso de Artes B1; 5 alunos no curso de Artes L1; 103 alunos no curso de Ciências; 108 alunos no curso de Humanidades; 237 nos cursos de saúde; 145 na Licenciaturas Interdisciplinares; 35 alunos em Licenciaturas Interdisciplinares no Colégio Universitário de Itamaraju; 61 alunos na Licenciaturas Interdisciplinares no Colégio Universitário de Teixeira de Freitas; 23 alunos em Ciências Humanas e Sociais; 16 alunos no curso de Ciências da Natureza; 8 alunos em Matemática e Computação; e 9 alunos no curso de Linguagens.

Atualmente a UFSB possui 90 professores no Instituto de Humanidade, Artes e Ciências no Campus Paulo Freire em 124 turmas ofertadas. A Universidade Federal do Sul da Bahia projeta em 2019 a implantação de quatro novos cursos para o Campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas, sendo eles: Engenharia Civil, Bioquímica, Medicina Veterinária e Engenharia da Computação. Sendo que em 2021, a UFSB entrega a sociedade as suas duas primeiras turmas do curso de medicina, previsto para 100 formandos. (Por Athylla Borborema).