PMTF realiza ato pelo dia 25 de novembro, Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher

25 de novembro de 2022 às 11:42

Em 1999, a ONU (Organização das Nações Unidas) designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher. A data surgiu a partir de uma homenagem para três irmãs dominicanas – Patria, Maria Teresa e Minerva Maribal – as quais foram brutalmente torturadas e assassinadas, em 1960, por ordem do Ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo.

A campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade, acerca da urgente necessidade de prevenir e eliminar os diversos tipos de violência contra mulheres e meninas no mundo. Ressalta-se que as violências contra a mulher podem ser classificadas nas categorias física, moral, patrimonial, sexual e psicológica.

Cabe destacar que, em Teixeira de Freitas, será realizada, nesta data, pela Prefeitura Municipal, a “Caminhada em Defesa da Mulher e contra a Violência e o Feminicídio”. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento busca conscientizar sobre a importância do trabalho em rede, no combate às violências contra a mulher.

De acordo com informações retiradas do site da PMTF, o ato terá início às 8h, na Praça da Prefeitura, e, “durante o evento, serão ofertados serviços como orientações para programas sociais obtidos através do Cadastro Único, acompanhamento familiar, testes rápidos de HIV e sífilis, medição de glicose e aferição de pressão arterial, além de aulas de dança e demais atrações culturais”.