PL de Marcos Belitardo visa incluir garis e profissionais do transporte público nos grupos prioritários de imunização contra o H1N1
Na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira (15/04), o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (DEM) apresentou o Projeto de Lei do Legislativo nº 18/2020, que inclui os motoristas e cobradores de Transporte Coletivo Urbano e garis nos grupos prioritários para imunização contra o vírus Influenza (H1N1).
Segundo dados levantados pelo vereador Marcos Belitardo, a imunização contra a gripe H1N1 pode ser considerada essencial durante o período de enfrentamento ao Covid-19, não significa que a vacina evita o ataque desse vírus, porque são agentes infecciosos distintos. No entanto, ao proteger as pessoas do vírus influenza (causador da gripe), a imunização impede uma sobrecarga do sistema respiratório que agravaria um eventual ataque do novo Coronavírus.
Diante dos benefícios e contribuições ao sistema de Saúde por parte da imunização de vários setores da sociedade, o objetivo do Projeto de Lei é imunizar estes cidadãos que estão em contato permanente tanto com pessoas, que podem estar infectadas, quanto pelo lixo. Os motoristas, cobradores e garis necessitam desta prioridade. (Por Andressa Lima)