PL de Marcos Belitardo sugere a instituição da Semana “Alice” de Sensibilização à Perda Gestacional no município

30 de março de 2023 às 12:18

O Vereador Marcos Belitardo apresentou, na Sessão Ordinária do último dia 28 de março, um Projeto de Lei que versa sobre a importância do acolhimento aos pais que sofrem com a perda gestacional, neonatal ou infantil de seus filhos.

No Projeto de Lei do Legislativo Nº 13/2023, de 27 de março de 2023, o parlamentar sugere a instituição e a inclusão, no Calendário Oficial de Eventos de Teixeira de Freitas, da Semana “Alice” de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal ou Infantil, a ser realizada anualmente, no período que compreende o dia 15 de outubro, Dia Internacional de Conscientização da Perda Gestacional.

O texto da matéria dispõe que, na referida semana, poderão acontecer reuniões, palestras e outras ações, com a divulgação de cartilhas que promovam a conscientização do impacto emocional que a perda gestacional, neonatal ou infantil tem na família enlutada. Além disso, a norma ressalta a humanização do atendimento médico-hospitalar e o oferecimento de apoio multiprofissional aos pais que passarem pela morte prematura de seus filhos.

De acordo com Marcos Belitardo, “a sociedade precisa se conscientizar do impacto gerado pela perda gestacional, neonatal ou infantil, sendo indispensável o respeito ao luto das mães e pais que passam pela experiência, bem como colaborar com a sensibilização do tema, disseminando informações e conhecimento”.

A proposta de lei leva o nome de Alice, a filha da Sra. Simone Muriele Dourado Monteiro Moraes, idealizadora desta iniciativa em Teixeira de Freitas, com o apoio do Gabinete do Vereador Marcos Belitardo.