PL de Ailton Cruz sugere que doadores de sangue tenham atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados

26 de abril de 2023 às 10:19

Na Sessão Ordinária dessa terça-feira (25), entrou em tramitação um projeto de lei do Vereador Ailton Cruz (SD), que sugere que doadores de sangue tenham atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados, no âmbito de Teixeira de Freitas.

No texto do Projeto de Lei do Legislativo Nº 38/2023, de 24 de abril de 2023, que “dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue em estabelecimentos públicos e privados, e dá outras providências”, o vereador afirma que o doador deverá respeitar o atendimento prioritário a idosos, gestantes, mulheres com crianças de colo e deficientes.

Além disso, para ter direito ao atendimento preferencial, o projeto estabelece que os doadores apresentem o comprovante de doação de sangue nos estabelecimentos, sendo que, para os homens, não poderá ter ultrapassado noventa dias do ato, e, para as mulheres, cento e vinte dias.

De acordo com Ailton, “o objetivo deste projeto é incentivar a doação de sangue, garantindo aos doadores um atendimento diferenciado nos estabelecimentos públicos e privados”. Ele afirma, também, que “a doação de sangue é um ato de solidariedade e cidadania que pode salvar vidas, mas, muitas vezes, é negligenciado por falta de reconhecimento e incentivo”.

O projeto passará, ainda, pelas comissões permanentes da Câmara Municipal e, caso receba pareceres favoráveis dos colegiados, estará apto para votação em plenário.