Meio Ambiente: Vereadores discutem projeto para gestão integrada de resíduos sólidos no município

31 de agosto de 2022 às 09:49

Os vereadores da CMTF receberam, nessa terça-feira (30), representantes das empresas SLS (Soluções Integradas) e IDESI (Instituto de Desenvolvimento Econômico Integrado), em uma reunião que aconteceu nesta Casa Legislativa, às 9:30h, e durou cerca de duas horas. O objetivo dos empresários foi a apresentação do projeto de gestão integrada de resíduos sólidos, uma proposta para coordenar e mitigar os problemas do lixo no município.

Na ocasião, estiveram presentes o Dr. Fernando Becevelli, representante da SLS e da IDESI, o Sr. Luciano Menezes, empresário e ambientalista, o Sr. Marcelo Teixeira, Secretário de Assistência Social, os senhores Kennedy dos Santos, Gabriela Alves, Silvia Sousa, Alzerino Cesário, Renata Mendes, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, os vereadores Marcos Belitardo, Ailton Lacerda, Antônio Marques, Ronaldo Cordeiro e os assessores dos vereadores ausentes.

Sobre o projeto, o Dr. Fernando Becevelli propõe a instalação de pontos de descarte de lixo por toda a cidade, em locais estratégicos, bem como a instalação de pontos de coleta nos distritos e nos povoados do município.

“Nem tudo é lixo. Possuo, internamente, 12 subprojetos aptos a serem aplicados na rede escolar municipal, com alunos do 1º ao 9º ano, sendo aplicados por 90 dias, trazendo grandes efeitos positivos ao município. Garis e catadores também deverão passar por treinamento especializado, para maior eficácia do projeto”, completou o Dr. Fernando, acerca da gestão integrada do projeto.

O Secretário Marcelo Teixeira afirmou, na oportunidade, conhecer a realidade dos lixões, que, segundo ele, envolvem, além de questões de saúde, também, questões de dignidade humana, trabalho infantil, entre outros temas. Marcelo acrescentou que “é importante a integração entre os poderes, para uma melhor aplicabilidade dos projetos apresentados”.

Outro destaque importante sobre o tema foi feito pelo Sr. Luciano Menezes, ambientalista, que ressaltou “que o dia 24 de setembro é o dia mundial da limpeza, e está próximo”. Neste dia, além da limpeza simbólica, ocorrem ações de conscientização no município, e ele estendeu o convite aos presentes e aos interessados, para participarem do evento.

Ao final do encontro, o Presidente da CMTF Marcos Belitardo parabenizou os presentes pelo conhecimento técnico apresentado, manifestando-se favorável e otimista para que as propostas apresentadas sejam efetivamente realizadas no município.

✍️ Pollyana Teixeira