Meio Ambiente: Bruno Barbosa apoia projeto de reflorestamento que contribuirá para diminuição do aquecimento global
O Vereador Bruno Barbosa, atual presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, realizou uma reunião, na manhã dessa segunda-feira (23), com representantes da Empresa Polímata e da Organização Conservação Internacional. O encontro aconteceu na sala oficial de reuniões da Casa Legislativa, e debateu a execução de um projeto de reflorestamento de propriedades rurais da região, que visa contribuir para a diminuição do aquecimento global, dentre outros benefícios.
“Nós estamos pensando no reflorestamento de toda a nossa região; aqui em Teixeira de Freitas já foram cadastrados mais de 200 hectares de propriedades rurais que poderão receber esse reflorestamento, e esse projeto já será iniciado, pois já tem o recurso em conta, direcionado à Polímata”, explicou Bruno.
O projeto de reflorestamento apoiado pelo vereador faz parte de uma parceria entre a Empresa Polímata e a Conservação Internacional, que é uma organização brasileira sem fins lucrativos, criada em 1990, com o objetivo de garantir um planeta saudável e produtivo para todos. A instituição capta recursos públicos e privados, para investir em ações de orientação técnica e conservação ambiental.
Durante a reunião, o engenheiro Ricardo Galeno, um dos representantes da Conservação Internacional, falou sobre a importância da ação de reflorestamento. “A restauração ambiental utilizando espécies nativas é uma excelente alternativa para a gente minimizar alguns efeitos climáticos que estamos sentindo no território, aumentando a infiltração e a produção de água nas propriedades rurais, e, assim, aumentando a biodiversidade na região”, explicou Galeno.
A diretora da Polímata, Sra. Jeilly Vivianne, também falou sobre a iniciativa. Ela relatou que há a pretensão de restaurar vários ecossistemas da região, incluindo as áreas de nascentes, as matas ciliares e as reservas legais das propriedades rurais. Além disso, o projeto tem o objetivo, também, de sensibilizar os proprietários, para que trabalhem com mais sustentabilidade, promovendo a preservação ambiental e diminuição da temperatura global, junto ao aumento de produtividade.
Na oportunidade, Bruno Barbosa aproveitou para fazer um alerta às Câmaras da região, para que também realizem trabalhos com foco na preservação do meio ambiente e na urgente diminuição do aquecimento global, provocando o Executivo de cada cidade, a fim de firmarem parcerias que viabilizem essas práticas. Ele ainda agradeceu ao empenho de seus assessores e parceiros, que têm tido grande dedicação ao desenvolvimento ações de cuidado e conservação da natureza local.