Marcos Belitardo solicita realização de exames necessários às gestantes pelo SUS

11 de agosto de 2019 às 09:13

Na primeira sessão ordinária do segundo semestre de 2019 da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na manhã da última quarta-feira (07/08), o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS) solicitou que seja assegurado todos os exames necessários e disponíveis pelo SUS para que as gestantes possam realizar como laboratoriais, ultrassonografias e suplementação (caso necessário), em razão da não disponibilidade atualmente em Postos de Saúde.

Após visitar algumas unidades do Estratégia Saúde da Família, o vereador Marcos Belitardo constatou a ausência dos serviços e a necessidade da disponibilização de todos os exames necessários para as gestantes no Sistema Único de Saúde – SUS, a exemplo: exames laboratoriais, ultrassonografias e suplementação.

O pedido de providência do vereador visa garantir e preservar a integridade física da mulher, bem como o devido acompanhamento de sua gestação, uma vez que, cada exame é de suma importância no diagnóstico precoce de quaisquer problemas. Exames que deveriam ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e no momento, não estão sendo feitos, de acordo com a observação feita in loco pelo vereador. (Por Andressa Lima)