Marcos Belitardo requer medicamentos para tratamento cardíaco em falta no HMTX

03 de julho de 2018 às 20:41

O vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS) em sessão ordinária realizada na última quarta-feira (27/06), solicitou em seu Pedido de Providência de número 373/2018 a aquisição de equipamentos e também a reforma da sala de emergência do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Ainda neste mesmo dia o parlamentar, através de um Pedido de Providência, apontou a necessidade de aquisição dos medicamentos Clopidrogel e Enoxaparina, para pacientes que tem infarto e problemas cardíacos. De acordo com ele, tais medicamentos encontram-se em falta há quase 30 dias no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

O parlamentar enfatiza que a ausência destes remédios pode significar a morte de pacientes já que são utilizados para prevenir a formação de coágulos sanguíneos que se formam em vasos sanguíneos endurecidos causando, entre outras coisas, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou morte.

A enoxaparina, por exemplo, é usada no tratamento da trombose (venosa, pulmonar, cerebral), do infarto agudo do miocárdio e na prevenção do entupimento dos vasos cerebrais, que pode acontecer em pacientes que têm fibrilação atrial (um tipo de arritmia cardíaca) e em pacientes que tiveram que trocar válvulas cardíacas. (Por Kátia Armini).