Marcos Belitardo requer equipamentos de proteção individual para servidores da limpeza pública

04 de abril de 2019 às 12:44

Na sessão ordinária desta quarta-feira 03/04) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o parlamento aprovou o Pedido de Providência nº 129/2019, de autoria do vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS) que requer do chefe do Poder Executivo Municipal que mobilize esforços junto a devida Secretaria Municipal que seja disponibilizado caminhões apropriados para coleta de lixo e que providencie EPI’s para os funcionários.

O EPI – Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.

O vereador Marcos Belitardo destaca que o profissional da limpeza pública tem um papel fundamental para o bem-estar da população porque impede que o lixo se acumule nas ruas e nos bueiros, evitando as enchentes e a proliferação de bichos e doenças. E que os materiais de trabalho dos garis não se resumem em vassoura, pá e carrinho de lixo. De acordo com Marcos Belitardo é de extrema importância o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O parlamentar ressalta que além dos caminhões adequados e equipamentos de proteção do servidor, o uniforme da empresa é essencial, por ser feito com tecido especial para a função, assim como o uso de um calçado específico, dos meiões e das luvas. Segundo o vereador Marcos Belitardo, o conjunto contribui para reduzir os riscos de infecção e que os garis deverão ser supervisionados por técnicos em Segurança do Trabalho, que os orientam e ensinam o modo correto de prevenir acidentes, usando os EPIs.

De acordo com ele, as orientações são bem recebidas pelos funcionários que, na maioria das vezes, seguem à risca cada concelho. Portanto, o vereador Marcos Belitardo requer a instalação dessas regras essenciais pelo município para que também, haja os técnicos orientando os coletores como proceder na hora de recolher o lixo, em especial os perfurocortantes. “Mas, além dos equipamentos, esses acidentes podem ser evitados com a conscientização da população”. É o que ressalta o vereador Marcos Belitardo, dizendo que as pessoas podem facilitar o trabalho do gari, embalando os objetos cortantes, reforçando a sacola para que não rasgue na hora que o profissional for recolher o lixo da rua, destacando que são pequenas atitudes que facilita o dia a dia e evita algum acidente. (Por Athylla Borborema)