Marcos Belitardo fala sobre piso salarial da Enfermagem, demora no atendimento do SUS e problemas em contratações do Executivo

04 de outubro de 2023 às 16:57

O vereador Marcos Belitardo (UNIÃO BRASIL) voltou a falar sobre o pagamento do piso salarial para profissionais da Enfermagem de Teixeira de Freitas. Na tribuna, ele cobrou o total cumprimento dessa obrigação financeira pelo Executivo, além de abordar problemas na saúde pública municipal e contrato da Empresa HF Suzarte pela Prefeitura.

Iniciando sua intervenção, o vereador pediu, mais uma vez, que o Executivo cumpra a determinação federal para o pagamento da totalidade do piso salarial de profissionais da Enfermagem. “São mais de três milhões, até o momento, depositados [pelo governo federal], somando-se os meses de agosto e setembro, exclusivamente para o pagamento do piso”, informou. Marcos também declarou que não cabem mais desculpas do Executivo sobre essa questão. Ele pediu resolução e providências para o atendimento aos direitos da categoria de profissionais.

Em seguida, o vereador relatou as dificuldades de acesso à saúde pública pela população teixeirense. Para ilustrar, ele relatou o caso de um morador do Bairro Caminho do Mar, que está, há um ano, aguardando para realizar um exame de ultrassom prostático. Marcos ainda contou que já enviou ofícios à Prefeitura sobre o caso, mas não teve respostas.

Para finalizar, o parlamentar comentou a contratação, por parte do Executivo, da Empresa HF Suzarte, que é uma empresa de Salvador que fornece os itens de alimentação para toda a Prefeitura. “Eu comecei a fazer umas pesquisas na internet, e pude perceber que o dono da empresa, o seu irmão, ele é amigo do procurador geral de Teixeira de Freitas”, contou.

Marcos comentou a proximidade entre o servidor da prefeitura e o representante da referida empresa contratada pela atual gestão, destacando a inviabilidade desta situação. Ele ainda falou sobre corrupção, ao referir-se ao caso apresentado.

Assista ao vídeo desta matéria: