Marcos Belitardo elogia atuação da Suzano e destaca a dor de usuários da UNACON
Ouça esta matéria:
O vereador Marcos Belitardo, em sua intervenção na tribuna da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na Sessão Ordinária realizada na terça-feira, dia 11 de abril, exaltou a atuação da empresa Suzano e criticou o serviço ofertado no âmbito da Saúde Pública em Teixeira de Freitas.
Com relação à Suzano, o parlamentar evidenciou o protagonismo da empresa, principalmente, durante o período crítico de proliferação do vírus da Covid-19. Já, no caso da Saúde pública, o vereador falou, de forma geral, sobre a importância dos parlamentares ficarem atentos às necessidades do povo e usou como exemplo a situação dos usuários da UNACON.
“Eu trago mais uma vez aqui, o caso específico dos pacientes da UNACON. Coloquem-se no lugar deles! Vamos ficar ali, um dia, para receber aquele calor, a exposição à chuva, que talvez assim, abaixa-se um pouco esse puxa-saquismo de diretor de hospital e se coloquem no lugar da população, para ter, um pouco, o termômetro de seus sofrimentos”, explicou.
Marcos descreveu os problemas vividos pelos pacientes e sugeriu ações que possam tornar os edis mais empáticos. Ele usou como ilustração a situação de uma usuária para destacar a carga de dor vivida por pacientes que se encontram fragilizados tanto física como psicologicamente.
“Quando você recebe uma ligação de uma paciente, que ela relata que fez quimioterapia numa quarta-feira e que numa sexta-feira retornou a UNACON e teve que enfrentar um calor tão extenuante que começou a vomitar (…). Por isso vocês não me verão aqui, defendendo diretor. Vocês vão me ver aqui, defendendo o povo (…) Porque muitos, muitos, preocupam-se, tão somente com a função que ocupam, porque, muitas vezes, não tiveram aptidão técnica de conquistar seu espaço e vivem bajulando político”, lamentou o vereador.
Marcos Belitardo finalizou sua fala criticando quem “levanta a voz” para defender ocupantes de cargos políticos. Para Belitardo, na maioria das vezes, não há nobreza neste tipo de comportamento, pois “nobreza é defender aqueles que precisam, sobretudo a uma assistência a uma saúde digna”.