Marcílio Goulart apresenta Projeto instituindo a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem

29 de outubro de 2019 às 09:49

Na sessão ordinária de quarta-feira do último dia 23 de outubro da Câmara Municipal, passou a tramitar nas comissões permanentes o Projeto de Lei do Legislativo nº 71/2019, de 22 de outubro de 2019, de autoria do vereador Marcílio Carlos Goulart (PT), que institui a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem no Município de Teixeira de Freitas. O Projeto prevê sensibilizar os profissionais e gestores que ofertam os serviços em saúde, objetivando viabilizar na prática ações concretas no campo da Saúde do Homem, evitando possíveis agravos à saúde nesse grupo.

Conforme o vereador Marcílio Goulart, visando diminuir os índices de mortalidade e as morbidades relacionadas ao homem, o seu Projeto de Lei delineia ações e políticas que vislumbram reduzir tais índices e institui Lei Municipal para normatizar a atuação direta na promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e cura. E, sobretudo, o Projeto de Lei tem como objetivo compreender como a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está sendo executada e identificar as ações ofertadas pelo município de Teixeira de Freitas para o público masculino no âmbito da Atenção Básica.

De acordo com o vereador Marcílio Goulart, os resultados revelam que os profissionais da Atenção Básica têm um pouco conhecimento a respeito da Política de Saúde do Homem, tendo dificuldade de executá-la, ou seja, de colocá-la em prática, devido à falta de capacitação oferecida pelos municípios, o que leva à não execução de ações integrais e efetivas à Saúde do Homem como preconiza o Ministério da Saúde e a pouca oferta de serviços destinados ao público masculino. Portanto, propõe a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem no Município de Teixeira de Freitas, para que as ações desenvolvidas em relação à saúde do homem ocorrem de forma pontual, com ênfase no atendimento clínico, prevenção do câncer de próstata e o novembro azul.

Ainda na sessão ordinária do último dia 23 de outubro, o vereador Marcílio Goulart, obteve a aprovação de três Moções de Congratulações que numa data futura irá homenagear três profissionais da comunicação online, que são os radialistas Vanderlei Alves Filho, do Portal Zero Hora News; Viviane Moreira, do Portal Verdades Políticas; Leonildo Feitosa da Silva, o “Léo Feitosa”, do Portal Opinião Pública. (Por Athylla Borborema).