Marcílio Goulart apresenta Projeto de Lei que visa instituir a Campanha “Coração da Mulher”

14 de março de 2019 às 13:15

Na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (13/03) da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, passou a tramitar o Projeto de Lei do Legislativo nº 03 de 11 de março de 2019, de autoria do vereador Marcílio Carlos Goulart (PT) que dispõe sobre a criação da Lei Coração da Mulher no município de Teixeira de Freitas. O Projeto de Lei visa instituir por meio de Lei Municipal a Campanha “Coração da Mulher”, de alerta e orientação às mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares.

Conforme o vereador Marcílio Goulart a sua proposta prevê a campanha seja realizada anualmente na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Segundo ele, a Campanha “Coração da Mulher”, tem por objetivo reunir entidades que envolvem as mulheres, grupos médicos e representantes da sociedade civil, a fim de promover ações para prevenir e que permitam diagnosticar doenças cardiovasculares, além da realização de palestras, programas de orientações, nutrição, exames preventivos e verificação de pressão arterial.

O vereador Marcílio Goulart alertou que de acordo com pesquisas divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares estão crescendo cada vez mais entre as mulheres e fazendo aumentar o número de mortes. Onde os números comprovam que a cada dez mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino. O parlamentar explica que os sinais nas mulheres são menos evidentes e podem ser facilmente confundidos com outras doenças, ocasionando uma demora na identificação de um problema cardiovascular. Ou seja: quando a paciente descobre a doença, ela já evoluiu. Este movimento em favor das mulheres visa conscientizar o maior número delas de que é preciso cuidar bem do coração, considerando a importância do seu Projeto de Lei.

“É verdade que as doenças cardiovasculares são popularmente tidas como problemas que afetam mais o sexo masculino. De fato, estudos mostram que os homens sofrem mais infarto do miocárdio. No entanto, os novos dados mostram que o índice de mortalidade por infarto chega a ser 6% superior entre o sexo feminino. Inclusive, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em mulheres no mundo. Entre elas, as principais são o AVC (Acidente Vascular Cerebral), popularmente conhecido como derrame, e o infarto. Aliás, a obesidade é um dos fatores de risco mais preocupantes, já que 48% da população feminina brasileira está acima do peso”, advertiu o vereador Marcílio Goulart, autor da proposta. (Por Athylla Borborema).