Marcelo Teixeira promove manifesto em oposição à descriminalização do aborto na Câmara Municipal

28 de setembro de 2023 às 09:11

O Vereador Marcelo Teixeira, reconhecido na Câmara Municipal por representar e expressar a fé católica, promoveu, na Sessão Ordinária dessa terça-feira (26), um manifesto em oposição à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pretende descriminalizar o aborto no Brasil, até a 12ª semana gestacional.

Ao iniciar sua intervenção na tribuna, o vereador destacou o Plenário repleto de representantes da igreja católica e de outras entidades ligadas à instituição religiosa, agradecendo as manifestações de apoio ao manifesto proposto por ele, e acatado pelos demais vereadores. Cabe ressaltar que não houve, nesta ocasião, da parte de nenhum parlamentar da Câmara Municipal, manifestação expressa em defesa da descriminalização proposta pelo tribunal.

“Não podemos fazer nada, como Câmara Municipal, para barrar a ADPF 442, não temos poder constitucional para isso; mas estamos aqui para manifestar a nossa posição”, declarou Teixeira.

O vereador dissertou alguns versículos bíblicos, relacionados à concepção da vida, para fundamentar sua oposição ao aborto. Em seguida, citou palavras do ex-Papa João Paulo II (1920-2005), beatificado pela igreja católica, para reiterar sua aversão à possibilidade de interrupção voluntária de uma gestação. “Cada criança que não nasce, mas é injustamente condenada a ser abortada, tem o rosto de Jesus Cristo, tem o rosto do Senhor”, declarou Marcelo.

O parlamentar ainda acrescentou que, embora estejamos em um Estado laico e democrático, elegemos deputados estaduais e federais para nos representarem no Congresso Nacional, e enfatizou que “não são os ministros do STF, que não foram eleitos por nós, que poderão legislar por nós”.

Finalizando, Marcelo Teixeira referiu-se ao voto favorável à descriminalização do aborto, até a 12ª semana de gestação, adiantadamente expresso pela atual presidente do STF, Ministra Rosa Weber. “Ela disse que as mulheres não são ouvidas no Brasil; eu quero perguntar para as mulheres aqui presentes, vocês são a favor do aborto?”, indagou o vereador, que foi respondido com expressões negativas sobre o questionamento, além de ser aplaudido com manifestações de apoio a sua fala.

Assista ao vídeo desta matéria: