Mandiocultura: confira iniciativas de Bruno Barbosa para fomentar a atividade em Teixeira de Freitas e região
A potência da mandiocultura no Extremo Sul da Bahia tem sido bastante valorizada pelo mandato do Vereador Bruno Barbosa. Como legislador municipal, ele vem buscando diversas alternativas para melhorar e fomentar o trabalho realizado nas comunidades rurais desta região, para as quais a mandioca é a base fundamental da alimentação e do sustento econômico.
Nesse contexto, o parlamentar realizou uma viagem a Salvador, nos últimos dias 12 e 13 setembro, onde participou de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa da Bahia, que teve o objetivo de intensificar ações para promover o fortalecimento da mandiocultura no estado.
No encontro, que foi transmitido ao vivo pela TVALBA (emissora de TV da Assembleia Legislativa da Bahia), Bruno fez uma importante intervenção para o público presente, sobre os projetos que tem apresentado em Teixeira de Freitas, no âmbito da mandiocultura, além de destacar as necessidades do setor.
“Apresentamos, no legislativo municipal, uma indicação, para que possamos ter um curso técnico de capacitação para nossas agroindústrias da região, que são as farinheiras familiares, são em torno de 500 farinheiras, de mais de 3.000 famílias; eu cobro, também, que possamos construir uma pauta voltada ao Extremo Sul da Bahia, com a rota da mandioca, para fortalecer, cada vez mais, a realidade dessas famílias”, disse o vereador.
O projeto de criação da rota da mandioca foi apresentado por Bruno à Câmara Municipal através da Indicação Nº 355/2023, de 15 de setembro de 2023, aprovada último dia 19. Na matéria, ele propõe que seja criada a rota da farinha e do beiju, no município de Teixeira de Freitas, com instalação de portais de identificação nas entradas da cidade, para reconhecimento do potencial de produção da mandioca e seus derivados nesta localidade.
Já a Indicação que visa capacitações para os agricultores familiares, técnicos da Secretaria de Agricultura e técnicos de empresas privadas parceiras do município, por meio de cursos, oficinas, dias de campo, com metodologia multidisciplinar, é a de Nº 360/2023, de 18 de setembro de 2023, também aprovada pela Câmara.
Na oportunidade, Bruno ainda destacou a participação e o apoio do seu pai, o ex-vereador Agnaldo Barbosa, e da Deputada Estadual Cátia Oliveira, nesta luta pela valorização da mandiocultura e das famílias agricultoras da região. De acordo com Bruno, Agnaldo também tem buscado melhorar a realidade da mandiocultura em Alcobaça, que, hoje, já chega a ter 700 farinheiras.