Lucas Bocão pede esclarecimentos sobre o recente falecimento de duas crianças pacientes da UMMI

23 de maio de 2024 às 10:19

Na sessão ordinária dessa terça-feira (21), o vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Bocão”, realizou um pronunciamento na tribuna da Câmara, no qual destacou os recentes falecimentos de duas crianças, pacientes da UMMI (Unidade Municipal Materno Infantil), ocorridos em Teixeira de Freitas. Lucas pede esclarecimentos sobre os casos.

Segundo o vereador, uma das crianças foi a óbito por falta de equipamento respirador na unidade hospitalar. Ele ainda afirmou que chegou a fazer ampla divulgação sobre o problema, mas não houve providências por parte do Executivo.

Lucas acrescentou que pediu a investigação, através de Requerimento apresentado ao Parlamento, sobre o falecimento da criança, mas o documento não foi aprovado na Câmara. Sobre o fato, ele destacou que o papel do vereador é fiscalizar e legislar, mas não é isso que alguns colegas têm feito em Teixeira de Freitas.

Ainda no uso da palavra, o vereador citou a votação realizada nesta noite, do Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2024, que “Dispõe sobre a aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, referentes ao Exercício de 2021, e dá outras providências. Lucas então questionou, “o que é mais importante? Votar a favor da vida ou a favor de um prefeito corrupto?”.

Finalizando seu discurso, o edil prestou apoio às famílias enlutadas, que estiveram no plenário na ocasião, e manifestaram-se através de faixas e cartazes pedindo esclarecimentos sobre as mortes das crianças. Lucas ainda afirmou que a política deveria estar voltada a debater problemas da saúde e da educação, e não servir à troca de favores, como a contratação em cargos públicos.

Assista ao vídeo desta matéria: