Lucas Bocão critica contratação massiva de empresas de Salvador, em detrimento de contratos com empresas teixeirenses
Em pronunciamento realizado na Sessão Ordinária da última terça-feira (26), o Vereador e 2º Secretário da Mesa Diretora, Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Bocão”, manifestou sua oposição à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, do Supremo Tribunal Federal (STF), que pretende descriminalizar o aborto no Brasil, até a 12ª semana gestacional. O vereador também falou sobre processos que respondeu nesta semana, apresentados contra ele, pelo gestor municipal.
“Durante esta semana, estive respondendo a cinco processos, que foram colocados a mim pelo gestor desta cidade; porque falo na tribuna, fiscalizo, coloco nas redes sociais, e ele quer impedir a fiscalização”, contou.
Lucas informou que respondeu a todos os processos que lhe foram apresentados pelo gestor municipal, e ainda declarou que o prefeito pode lhe apresentar quantos processos forem de sua vontade, pois ele “não vai interromper a fiscalização e deixar de levar a verdade para as pessoas”.
Na tribuna, o vereador ainda apresentou papéis que, segundo ele, trata-se de documentos do Tribunal de Constas da União (TCM), que comprovam a grande quantidade de contratações, pela Prefeitura, de empresas oriundas da capital baiana, em detrimento de contratos firmados com empresas municipais.
“Todas de Salvador, poucas empresas de Teixeira de Freitas; é isso que estou tentando combater todos os dias e sou incompreendido nesta Casa”, explicou Lucas. Ele ainda acrescentou que no dia em que o gestor municipal finalizar tais contratos com as empresas da capital, terá o seu apoio político.
Para finalizar, o parlamentar comentou que reconhece a realização das obras de infraestrutura que vêm acontecendo na cidade, mas indagou sobre a saúde e o aumento de impostos no município, questões que, segundo ele, têm sido silenciadas na Câmara Municipal.
Nesta Reunião, o Vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos deu entrada nos Projetos de Lei do Legislativo de Nº 93/2023, de 21 de setembro de 2023, que “institui o Programa de Aluguel Social para as vítimas de violência doméstica ou familiar, e dá outras providências”, e o de Nº 94/2023, de 22 de setembro de 2023, que “dispõe sobre a criação do dia da troca de livros nas escolas do município, e dá outras providências”.
Também apresentou os Requerimentos de Nº 45/2023, de 22 de setembro de 2023 solicitando informações sobre os EXTRATOS DOS CONTRATOS Nº 2-020-2021 e 2TA-2-780- 2021 – firmados pelo Município com a empresa PROTEC SEGURANCA ELETRÔNICA LTDA – ME – CNPJ: 07.341.774/0001-25; e o de Nº 46/2023, de 22 de setembro de 2023, pedindo informações sobre o EXTRATO DO CONTRATO firmado pelo município para aquisição de lotes de material de limpeza da marca DRAGÃO, CNPJ 10.782.639/0001-20. Ambos foram rejeitados no Parlamento.