Juvenal das Laranjas solicita contratação de médico geriátrico para atendimento nas unidades básicas de saúde

11 de outubro de 2019 às 16:27

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas desta quarta-feira (09/10), o vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas” (Podemos) apresentou a Indicação Legislativa nº 559/2019 solicitando ao chefe do Poder Executivo Municipal a contratação de médico na especialidade de geriatria, para atendimento nas unidades básicas de saúde do município.

Conforme o vereador Juvenal das Laranjas, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, define que o geriatra é o médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Para o vereador Juvenal das Laranjas, é preciso que haja esse cuidado nos postos de saúde, incluindo o atendimento médico dessa especialidade, para suprir a demanda de idosos na cidade, com atenção e serviços especializados no cuidado. (Por Andressa Lima)