Juvenal das Laranjas propõe criação da “Farmácia Itinerante” para atender comunidades rurais

21 de maio de 2020 às 15:22

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na manhã desta quarta-feira (20/05), o vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas” (PP) apresentou a Indicação Legislativa nº 175/2020, propondo ao chefe do Poder Executivo Municipal a criação do Programa “Farmácia Itinerante Comunitária”, para atender moradores das comunidades rurais do município e priorizando, tão somente, às comunidades rurais aonde já são feitos os atendimentos médicos.

Conforme o vereador Juvenal das Laranjas, o programa “Farmácia Itinerante Comunitária” tem por finalidade atender aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que residem nas zonas rurais, onde a Secretaria Municipal de Saúde fica encarregada de providenciar o transporte, adaptado para esta finalidade, bem como, uma equipe composta por um motorista e um responsável pela entrega dos medicamentos aos pacientes. A equipe seguirá uma escala de trabalho e irá à comunidade no mesmo dia em que são feitas as consultas médicas e cada localidade receberá a divulgação com antecedência.

De acordo com o vereador autor da proposta, Juvenal das Laranjas, as despesas decorrentes da execução do programa, correrão por conta das dotações orçamentárias próprias do município, suplementadas se necessário. Segundo Juvenal das Laranjas, o objetivo da implementação desta “Farmácia Itinerante Comunitária”, é a de entregar os remédios receitados pelos médicos ao paciente consultado no local de atendimento, evitando-se, assim, que ele precise se deslocar até  à cidade para buscar o seu remédio, causando-lhe transtornos, e, muitas vezes, dificuldade de locomoção e aborrecimentos.

“Essa farmácia itinerante facilitará a vida do morador dessas localidades e lhe proporcionará melhor qualidade de vida, pois, ser atendido pelo médico e, imediatamente ao ser atendido pelo profissional de saúde, sair com o seu remédio nas mãos é um anseio muito grande dessa população e um desejo deste vereador”, salientou Juvenal das Laranjas. (Por Athylla Borborema).