Juvenal das Laranjas apresenta projeto que prevê instalação de eliminador de ar nas tubulações do sistema de água do consumidor

11 de junho de 2019 às 17:11

Passou a tramitar nas comissões internas da Câmara Municipal, o Projeto de Lei do Legislativo nº 27 de 30 de maio de 2019, de autoria do vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas” (Podemos), que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de abastecimento de água da EMBASA no município de Teixeira de Freitas.

O intuito do projeto de lei do vereador Juvenal das Laranjas é instalar um sistema que impeça a passagem de ar através do hidrômetro, equipamento de medição do consumo de água. Para isso, fica a cargo da Embasa, empresa responsável pelo abastecimento de água do município fazer a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação que antecede os hidrômetros. O projeto ainda prevê que a aquisição do equipamento seja exclusivamente feita pelo consumidor, arcando também com as despesas de sua instalação e manutenção.

Em sua justificativa legislativa, o vereador Juvenal das Laranjas explica que a água fornecida aos consumidores é distribuída sob pressão nas redes de abastecimento, e como é bombeada por ar, é comum a presença de ar dentro das tubulações, interferindo no consumo dos moradores.

“Não podemos aceitar o fato de que o consumidor pague por este ar, como se fosse água, uma vez que pode representar de 20 a 30% do consumo cobrado. A Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG) fabrica um tipo de aparelho eliminador de ar, onde estudos garantiram que a instalação significa uma economia de 35% nas contas de água, esse percentual pode variar de uma região para outra, de acordo a frequência das interrupções no fornecimento, que favorecem a entrada de ar na rede”, justifica o vereador.

Juvenal das Laranjas ressalta que, estudos realizados mostram que em determinadas condições, principalmente quando a rede é desligada, podem surgir bolsões de ar nas tubulações, o que acaba por proporcionar aumento, indevido e considerável, do valor da conta de consumo, pois ao chegar ao hidrômetro, esses bolsões fazem girar o contador, e isso significa prejuízo ao consumidor, daí a importância da aprovação dessa lei. (Por Andressa Lima)