Juvenal da Laranjas propõe serviço “0800” da iluminação pública e lâmpadas de Led para embelezar à cidade

12 de junho de 2019 às 16:43

Está tramitando na pauta da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a Indicação Legislativa nº 258/2019, de autoria do vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas” (Podemos) que requer e autoriza o Poder Executivo Municipal a instalação de uma linha de utilidade pública “0800”, no setor responsável pela iluminação pública do município, para que os munícipes possam registrar problemas relacionados a iluminação da sua rua ou do seu bairro.

Juvenal das Laranjas também indicou ao prefeito municipal Temóteo Alves de Brito (PSD) que promova um projeto e viabilidade orçamentária para clarear à cidade com iluminação de Led objetivando maior eficiência na iluminação pública e além de tudo, embelezar à cidade. A proposição legislativa do vereador Juvenal das Laranjas foi apresentada no último dia 22 de maio de 2019, mas só deve ser votada na sessão ordinária de quarta-feira do próximo dia 19 de junho, tendo em vista que a pauta passou quase 30 dias trancada em razão das contas públicas do exercício do ano de 2016 e nesta quarta-feira, dia 12 de junho, não houve sessão plenária por falta de quórum.

Em relação a implantação do “0800” para a iluminação pública, o vereador Juvenal das Laranjas explica que quando estiver em funcionamento, a solicitação do serviço pode ser feita por qualquer pessoa, não precisa ser necessariamente o morador da residência cujo poste encontra-se com a lâmpada queimada. Com o serviço o cidadão que deparar com uma lâmpada queimada ou outro problema na rede de iluminação pública, seja no trajeto para o trabalho, para a escola ou universidade, ou mesmo ao estar passando por acaso pelo local, que a pessoa exerça sua cidadania, ajudando a gestão municipal a fazer a zeladoria da cidade acionando o 0800. Bastando repassar o endereço ou uma referência de onde encontra-se o problema que a empresa responsável acionará uma equipe de manutenção, agindo para deixar Teixeira de Freitas ainda mais bonita, segura e iluminada.

Já em relação a sua proposta de implantar lâmpadas de Led nas ruas e avenidas dos bairros de Teixeira de Freitas, o vereador Juvenal das Laranjas, ressalta que as lâmpadas de Led já estão presentes em boa parte das casas brasileiras e essa migração da iluminação convencional para uma nova tecnologia desperta a necessidade da iluminação pública em se adaptar a esses novos avanços. “Há algum tempo os avanços em iluminação têm sido constantes com o desenvolvimento do LED para a geração de luz. Não só na utilização do elemento para a fabricação das lâmpadas convencionais, como também na variação de equipamentos e elaboração de soluções para grandes projetos como o de iluminar uma grande via pública. O Led é o presente e futuro da iluminação. Além de representar uma descoberta, a cartela de benefícios dele é capaz de gerar mais economia, menos manutenções e contribuir com um consumo sustentável e responsável na energia. Uma iluminação de Led vai muito contribuir com a paz de Teixeira de Freitas que só caminha para o crescimento”, destaca o vereador Juvenal das Laranjas. (Por Athylla Borborema).