Joris de Gel pede que a marcação de exames aconteça também nos distritos e povoados do município; e questiona sobre a vacinação dos idosos contra o coronavírus

19 de março de 2021 às 12:05

Joris de Gel começou o seu discurso na Sessão desta quarta-feira, 17 de março, falando sobre marcação de exames, “quero começar o meu discurso mencionando a questão do PSF dos distritos que ficaram fora dessa proposta da Regulação de terem cotas de exames nesses respectivos ESFs. Lamentável a forma que a gestão de saúde trata os distritos do município de Teixeira de Freitas”, Joris ainda questionou “como assim, um morador da comunidade de Santo Antônio, de Cachoeira do Mato, do Duque de Caxias, de Vila Marinha, de Jardim Novo terão que sair dos seus respectivos distritos para buscarem marcação de exame na fila da Regulação de Teixeira de Freitas?”.

O vereador apresentou ainda a Indicação nº 171/2021, pedindo a disponibilização de cotas para marcação de exames nos ESFs dos distritos de Santo Antônio, Cachoeira do Mato, Duque de Caxias, Jardim Novo, Vila Marinha, Rural 1, 2 e 3 “encaminhamos a Indicação para esta Casa para que a gestão municipal leve as marcações de exames para todos esses distritos inclusive o Rural I, Rural II e Rural III que atendem as demais comunidades. Queremos sim a atenção voltada para a saúde dos distritos, é necessário um melhoramento da saúde desses distritos”, explanou Joris.

O vereador falou ainda sobre a vacinação dos idosos em Teixeira de Freitas “os idosos estão indo para os PSFs sem nenhuma informação, sem nenhuma publicidade concreta por parte da secretaria de saúde, eles apenas recebem a informação de que é para vacinar no PSF do Centro, chegam lá e encontram mais de 70 idosos em uma fila, quando esse idoso vai pegar a senha só tem 3 vacinas disponíveis para esses idosos. Eu acompanhei isso no sábado e foi uma situação realmente constrangedora”, completando que “além de colocarem os idosos nas filas para  aglomerem, não tinham vacinas suficientes para vacinarem esses idosos”.

Ainda sobre o Projeto de Lei do Executivo para a compra de vacinas, Joris de Gel disse “mas ai vem um detalhe que nós precisamos saber, foi divulgado que o município de Teixeira de Freitas ficou fora da segunda etapa de vacinação por esconder vacinas, por não vacinar a população teixeirense. Porque essa população idosa não foi vacinada? A quem interessa esconder essas vacinas? A falta de respeito, a falta de cuidado, a falta de gerência com esses idosos está levando Teixeira para ficar sem vacinação e aí, de forma irônica o prefeito convoca uma reunião extraordinária para esta Casa para aprovação e liberação juntamente com o Consórcio, para a gente liberar o município para comprar vacina. Até aí, tudo bem. Mas e as vacinas da primeira etapa que não foram vacinadas em toda a população teixeirense? Se o prefeito não está tendo condição juntamente com a secretaria de saúde de vacinar com as vacinas que foram recebidas do Governo do Estado, imagina se a gente liberar ele para comprar essa vacinação juntamente com o Consórcio”, falou o vereador.