Joris de Gel faz discurso destacando trajetória de Amélia Campana e emociona espectadores

04 de abril de 2023 às 08:13

Ouça esta matéria:

O vereador Joris Bento Xavier, o Joris de Gel, em sua intervenção na Tribuna da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas-BA, na Sessão Ordinária do dia 28 de abril 2023 (terça-feira) destacou a trajetória e contribuição da ex-vereadora Amélia Capana, falecida no mês de março. Jóris que chegou a visitar Amélia, quando esta estava enferma em seus últimos dias, falou emocionado da experiência de ter ouvido sua solicitação de alertar aos vereadores sobre a importância de honrar àqueles que já passaram pela Casa Legislativa e que colaboraram com a história política do município.

“Amélia Campana, foi vereadora em 1985, 1989 e 1992 e foi administradora de Santo Antônio (Distrito) de 1996 a 2000 e de 2000 a 2004. Essa mulher que teve o privilégio de ser vereadora com seu Osair Nascimento e com José Sérgio Figueiredo, enfrentou, na época, o machismo estrutural  e tornou-se a 1ª vereadora do município de Teixeira de Freitas. Dona Amélia partiu mas deixa um legado muito forte em Teixeira de Freitas, o legado de uma mulher honrada. ”, exaltou o vereador.

De acordo com Jóris, a vocação política de Amélia Campana se assemelhava a descrita no livro “A República” de Platão. Ele descreve esse legado afirmando que as portas da casa de Amélia, estando ou não ela candidata, estava sempre aberta: durante o dia para matar a fome de muita gente e a noite para ser vir homens, mulheres e crianças que necessitassem de sua ajuda.

“ Eu quero agradecer a esta Casa de Leis por ter aprovado esta moção de pesar a uma das mulheres mais respeitadas do município de Teixeira de Freitas, e claro, de uma história imbatível na comunidade de Santo Antônio”, ressaltou Jóris.

Amélia Maria Stancini Campana, foi eleita no ano de 1986,sendo, a primeira mulher vereadora da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. Natural de Vitória – ES, Amélia nasceu no dia 23 de março de 1946 e se mudou para o município baiano de Teixeira de Freitas no ano de 1972.

Assista ao vídeo desta matéria: