Joris de Gel fala sobre o caso Nicoly e abertura de CPI

29 de abril de 2021 às 11:25

Na Sessão desta quarta-feira, 29 de abril, o vereador Joris de Gel iniciou o seu discurso direcionando a palavra aos vereadores “colegas vereadores, nós temos uma agenda da morte para ser discutida nesta Casa. Nunca uma CPI começou com tantos crimes como a CPI da UMMI. Eu quero trazer para vossas excelências um debate sociável, que a gente possa discutir com a sociedade e trazer a sociedade para esta Casa para poder acompanhar de fato todo o trabalho desta Casa de leis de forma transparente”, disse o vereador.

Sobre a CPI da UMMI, Joris afirmou que “primeiramente eu quero informar aos nobres pares que está havendo uma grande confusão com relação à proposta da CPI dita por este vereador na quinta-feira passada. Dois vereadores faltaram àquela Sessão, vereador Antônio Marques e vereador Marquinhos, então esses vereadores nós isentamos daquela proposta naquele momento porque não estavam presentes naquela Sessão, mas nós fomos convidados pelos veículos de imprensa da cidade de Teixeira de Freitas para falar sobre o caso Nicoly e nós colocamos a CPI nesta Casa para que fosse uma discussão entre os pares. A minha proposta foi feita na quarta-feira passada, e eu não recebi de nenhum vereador, de nenhum colega, uma ligação para discutir esse tema”, desabafou Joris.

Ainda sobre a CPI e o caso Nicoly, Joris disse que “a princípio nós estávamos querendo investigar a situação da Nicoly. Todo mundo já sabe, morreu por negligência, ela veio saudável de Vereda, com a pulsação ok, está lá no prontuário dela, vale salientar. Chegou com os batimentos cardíacos da criança pulsionando de forma excelente, deferido para que houvesse uma cesariana porque se fosse para ser normal o parto teria sido realizado no município de Vereda e infelizmente deixaram a mulher induzir, induzir, ela veio a óbito e posteriormente não fizeram o procedimento legal através do IML e tá na declaração de óbito dela causa desconhecida”.

Ainda no uso da palavra, Joris de Gel voltou o seu discurso aos vereadores afirmando novamente que “alguns vereadores dessa Casa querem proferir socialmente que nós estamos querendo jogar para torcida, que nós estamos querendo descaracterizar o trabalho da UMMI, mentira, nós sabemos que aqueles profissionais que trabalham ali merecem reconhecimento, merecem ser tratados com dignidade”.

O vereador apresentou ainda a Indicação nº 303/2021, pedindo a conclusão das instalações de luminárias com lâmpadas de LED na comunidade de Santo Antônio, visto que a substituição das luminárias antigas já foi iniciada na gestão passada e precisa ser concluída.