Joris de Gel aborda competências do Legislativo e ações da gestão municipal na tribuna da Câmara

23 de maio de 2024 às 11:10

Na noite da última terça-feira, 21 de maio, o vereador Joris de Gel utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas para tratar de diversos temas relevantes. Durante seu discurso, o vereador enfatizou a importância de não confundir as competências do Poder Legislativo com as de outras instituições, e destacou que cabe ao Legislativo fiscalizar, conferir e acompanhar, mas não investigar, tarefa esta que pertence à Justiça, à polícia e ao Ministério Público.

O vereador criticou, ainda, agentes públicos que utilizam a dor alheia para autopromoção política, fazendo críticas pontuais a esses comportamentos. Além disso, Joris de Gel apontou a falta de respeito de alguns colegas de oposição durante as sessões, especialmente no que diz respeito às suas intervenções.

Outro ponto abordado pelo vereador foi a disseminação de fake news relativas à gestão municipal da saúde. Joris de Gel alertou a sociedade para a necessidade de estar atenta a essas falsas informações que circulam, ressaltando o impacto negativo que elas podem causar.

No âmbito da saúde, o vereador trouxe informações sobre os repasses e gastos do município. Ele informou que o repasse de convênios é pouco mais de 6 milhões de reais, enquanto os gastos com a saúde ultrapassam os 14 milhões de reais. Joris de Gel detalhou a tratativa entre o Poder Executivo Municipal e o Governo do Estado para a vinda do Hospital Costa das Baleias a Teixeira de Freitas. A negociação incluiu a implantação de uma UTI pediátrica no hospital para atender casos de alta complexidade, como emergências ortopédicas, cardíacas e neurológicas, que passaram a ser atendidas na nova unidade.

O vereador também comentou sobre as contas da gestão municipal do Poder Executivo, relativas ao exercício de 2021, que estão na Câmara para apreciação e foram aprovadas pelos vereadores. Joris de Gel afirmou que segue a decisão técnica do Tribunal de Contas dos Municípios, que aprovou favoravelmente as contas do Poder Executivo. Ele argumentou que não há razão para a Câmara ser contra essas contas, e que aqueles que votam contra são motivados por questões políticas e desejam o pior para o município.

Joris de Gel destacou, ainda, as ações do município, como a construção de creches, a pavimentação de ruas, a construção e reforma de escolas, e a construção de praças, enfatizando a importância de o Legislativo assumir essas ações com responsabilidade. Ele mencionou especificamente a nova creche de Santo Antônio, uma indicação sua que será entregue no próximo sábado, destinada a atender a população local. Além disso, Joris de Gel anunciou que, em colaboração com o Poder Executivo, a terraplanagem da Rua da Bica, em Santo Antônio, começará na próxima quinta-feira, com melhorias nas ruas ao redor do campo da comunidade em breve.

Por fim, o vereador agradeceu ao Poder Executivo por atender seus pedidos e reconheceu o excelente trabalho que está sendo realizado em Teixeira de Freitas.

Assista ao vídeo desta matéria: