Indicação de Ailton Cruz requer aquisição de equipamentos para Radioterapia em Teixeira de Freitas

08 de junho de 2022 às 18:00

Na noite dessa terça-feira (7), durante a realização da Sessão Ordinária, o Vereador Ailton Cruz (SD) trouxe, para o debate no plenário, a Indicação Nº 301/2022, de 01 de junho de 2022, em que indica ao Sr. Prefeito Municipal, que mobilize esforços, junto à Secretaria competente, para que viabilize a aquisição de equipamentos de Radiologia, para tratamento de Radioterapia, bem como todo o suporte técnico para funcionamento e atendimento aos pacientes da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia).

Na ocasião, o vereador comentou a motivação para autoria da matéria. “Acho desgastante para um paciente em tratamento oncológico ter que ir para Itabuna – BA, ficar em casa de apoio, para fazer a radioterapia, sendo que nossa cidade, com um pouco de esforço, poderia oferecer esse tratamento aqui. Isto é, quando a pessoa consegue ir para Itabuna, pois, quando não consegue, morre por falta do tratamento”, justificou Ailton.

O edil aproveitou para reiterar a garantia do direito à saúde, previsto na Constituição. “A saúde é um direito fundamental, garantido pela Constituição. Isso quer dizer que todos nós temos direito a tratamento adequado, fornecido pelo poder público. Para deixar claras as regras, o poder público criou a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde [Portaria 1.820/2009]. Esse documento traz os princípios básicos que asseguram aos brasileiros o acesso ao atendimento.”

Finalizando, Ailton Cruz pediu o apoio dos nobres colegas vereadores, para a aprovação da proposição, enfatizando a importância da aquisição dos equipamento de Radiologia para o conforto e maior possibilidade de recuperação da saúde dos pacientes portadores de câncer.

A proposição foi votada e aprovada nessa terça-feira (7) e aguarda o atendimento da Prefeitura.

✍️ Pollyana Teixeira